05 setembro 2013

Hombridade - Autoridade




"Por isso, nem me considerei digno de ir ao teu encontro. Mas dize uma palavra, e o meu servo será curado. Pois eu também sou homem sujeito a autoridade, e com soldados sob o meu comando. Digo a um: 'Vá', e ele vai; e a outro: 'Venha', e ele vem. Digo a meu servo: 'Faça isto', e ele faz"." (Lucas 7:7-8)

Eu conheço muita gente, graças a Deus, desde pessoas praticamente sem posse alguma neste mundo, até homens realmente muito, muito ricos. Interessante notar que, ao menos via de regra, um homem bem posicionado na sociedade tem dificuldade de receber ordens e um homem simples, de pouca preparação, tem dificuldade para liderar. Este centurião demonstrou bem as duas virtudes.

Tavez seja mérito de quem está no meio de uma hierarquia, nem muito acima nem muito abaixo. Mas para que sejamos homens que cumprem o propósito de Deus na Terra, temos de aprender nosso papel nos dois sentidos.

Sendo líderes, teremos pessoas sob nosso "comando" por assim dizer, ainda que muitas vezes seja muito subjetivo. Já tive funcionários mais experientes que eu, mais capazes do que eu e muito bem preparados. Ocasionalmente, até mesmo funcionários cuja remuneração era superior a minha, mas eu era o chefe e em momento algum me esqueci disso. É preciso manter a equipe coesa, tudo funcionando, as ordens sendo cumpridas e os resultados sendo obtidos. Isso vale para empresas e grupos eclesiásticos, por certo. Métodos diferentes, alvos diferentes - mesmos parâmetros.

Sendo liderados, devemos aprender a confiar na capacidade e autoridade daqueles que estão posicionados sobre nós. Tenho aprendido que quem obedece nunca está errado e está de certa forma protegido. Pode ter errado quem mandou, quem obedeceu está sempre certo. Exceção feita a desobedecer a Palavra de Deus seja na empresa ou na igreja.

Um homem reto diante de Deus pode até nunca chegar a liderar, mas tem de ser um liderado de excelência. Se liderar, deve ser um líder tão bom quanto foi como liderado - ou melhor.

Estamos muito carentes de homens assim - nas empresas, governo, sociedade e na igreja.

"Senhor, obrigado por me ensinar como devo me comportar e como devo resgatar minha hombridade. Quero ser o homem que Tu esperas de mim e agradar Teu coração. Fortalece-me, por favor."

Mário Fernandez

Deixe o seu comentário no site: http://www.ichtus.com.br/dev/2013/09/05/hombridade-autoridade/












Nenhum comentário:

Postar um comentário