18 setembro 2013

Filhos: Criação e Relacionamento - Mostrar




Filhos: Criação e Relacionamento - Mostrar


"Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles." (Provérbios 22:6)

Embora este versículo seja praticamente um clássico do ensino infantil eclesiástico, muito mencionado, muito recitado, até mesmo muito decorado - creio ser ele bastante mal compreendido.

A primeira evidência disso é que as pessoas perderam a percepção da diferença entre instruir e apontar. Deus não colocou boiadeiros para cuidar de seus rebanhos, colocou pastores. Os pastores pisam primeiro no caminho, vão adiante, convivem. Os boiadeiros vão atrás estalando chicotes, é bem diferente. O filho deve ser instruído, para que se cumpra esta promessa, de forma pastoral - não empurrando ou apontando, mas demonstrando.

A segunda questão é sobre persistência, pois o texto fala "ao passar dos anos" ou em outra tradução "até quando for velho" o que mostra que vai levar tempo (muito tempo) e que não podemos desistir. Já passei dos 40 e percebo o cuidado da minha mãe em perguntar como eu me viro com algumas situações, pois ela se preocupa em aferir o que me ensinou. Não se faz nada duradouro de forma rápida.

A terceira coisa a ser considerada é que só funciona o que for verdade para mim. De nada valeria eu me "privar" de mentir, adulterar, pecar como se diz "a torto e a direito" apenas para demonstrar um procedimento correto a meus filhos. É necessário que eu o faça autêntica e genuinamente, crendo de todo meu coração naquilo que estou ensinando e instruindo. Meus atos práticos são importantes, mas o Reino de Deus é regido por um Deus que não vê com os olhos dos homens. O interior, a disposição da alma (coração), a intenção, a motivação - tudo conta.

Para criar filhos no temor do Senhor (princípio da Sabedoria) é preciso que mostemos mais do que falemos, persistamos e creiamos no que estamos ensinando. O resultado é a promessa de um Deus Fiel.

"Senhor, ajuda-me a instruir aqueles a quem o Senhor me confiou educar para Ti. Quero acima de tudo ser fiel a Ti em todas as coisas, para que meus filhos também o sejam."

Mário Fernandez

Deixe o seu comentário no site: http://www.ichtus.com.br/dev/2013/09/17/filhos-criacao-e-relacionamento-mostrar/






Nenhum comentário:

Postar um comentário