22 setembro 2013

IGREJAS COM NECESSIDADES DIFERENTES




Paulo nos fala de uma igreja que é corpo de Cristo:

Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. I Corintios 12

Nesse corpo o cabeça é Jesus Cristo. Naturalmente, Ele sabe das necessidades dessa igreja. Não longe, esse corpo está espalhado sobre a face da terra como muitas igrejas:

I Corintios 12: 
18 - Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.

Cada igreja está em lugares onde a cultura, a sociedade se porta de maneira diferente uma das outras. No entanto, A mente de Cristo quer governar essas igrejas. Ele o faz com ensino. Esse ensino queremos sempre crer deve ser feito pelo Espirito Santo: 


João 16: 
13 - Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.

João 16: 
15 - Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.

Então aqui entendemos que o corpo é diverso no sentido de estar espalhado e composto por membros também de toda qualidade:


I Corintios 12: 14 - Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.

Esse corpo ou igrejas tem necessidades especiais. Tanto isso é verdade que as cartas enviadas às igrejas tinham objetivos específicos para aquelas igrejas. Ora a necessidade de Corinto era uma de Éfeso era outra. Para nós essas cartas trouxeram a consolidação da palavra e doutrina de Cristo.

Mas ainda hoje as igrejas tem necessidades específicas. Um irmão, obreiro de uma de nossas igrejas nos escreveu:


O Senhor usou João e este enviou cartas as sete igrejas da Asia e cada carta falava de acordo com a necessidade de cada igreja visto que cada igreja tem uma necessidade específica de modo que carece de uma solução específica e lendo a carta de Laodiceia, visto que entendemos que é a ultima igreja atentemos para uma situação, O senhor termina dizendo EIS QUE ESTOU A PORTA E BATO.....só quem esta do lado de fora que bate......vamos deixar o Espirito Santo governar as igrejas.

Ele está correto. As igrejas tem necessidades especiais e específicas. Nada pode substituir a presença do Espirito Santo na vida Igreja local. Ora o consolo que Ele tem pra uma pode ser diferente da festa alegre que Ele quer fazer em outra.

A minha igreja tem necessidades na escola bíblica diferente de outras igrejas. Não adianta dar pão quando é necessário água. Ou vice versa. Necessidades específicas são resolvidas com soluções pontuais. Uma igreja que está inciando tem necessidades especiais:

I Corintios 3


1 - E EU, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. I Corintios 3


2 - Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis,

Igrejas diferentes embora, parte do mesmo corpo precisa de uma palavra específica. Individualmente, a necessidade que eu tenho é diferente da sua. Podemos num dia estarmos tristes ou você triste e eu alegre. Somente, o Espirito Santo poderá então nos consolar. A igreja tem necessidades que precisam serem tratadas de maneira minuciosa as vezes pelo ministério local. Os jovens tem necessidades muito semelhantes mas são indivíduos que compõe uma igreja local. Mas no seu ambiente social ele pode estar vivendo necessidades diferentes de um jovem que está do outro lado país. Nisso eles talvez precisem aprender a amar a bíblia como a palavra de Deus. talvez muito antes de tentarem entender uma doutrina específica.

Muitos pregadores começam a deixar de ler a Bíblia pois encontram ensinos prontos. Seja pela internet ou outras fontes. As professoras de estudos podem correr o mesmo risco. E a beleza da busca e aprofundamento fica pra depois. Esse depois nunca acontece pois o tempo nunca é suficiente. Cria-se um sistema infeliz. Onde a experiência com a palavra deixa de ser minha pra ser de outro. A Bíblia é um livro fabuloso pois sentimos Deus a nos falar através de suas letras. Nessas letras encontramos o caminho para uma relação estável para com Deus. Não vejo como favorável a posição de conforto que um assunto pronto trás. A bíblia é como uma mina de outro. As maiores pepitas estão lá no fundo na busca. A Bíblia é a unidade de ensino primordial e que jamais pode ser substituído pois contém o corpo doutrinário da igreja. O Espirito Santo a cada dia nos ensinará através da igreja local o que devemos aprender.

Portanto, não deixemos de ler e aprofundar na palavra de Deus. Sejamos bereanos ...

Atos 17:11- Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.

pastor David Cristiano
 
-->

Um comentário:

  1. Graça e paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, irmão!

    Verifiquei que teve uma visita ao meu humilde blog a serviço do reino de Deus através da barra que informa os visitantes e de onde vieram. Vim agradecer e retribuir a visita. Gostei muito daqui do seu espaço, com muitos textos ricos e muito importantes!

    Louvado seja Deus pelos seus 21 anos de casados, eu e meu esposo também estamos fazendo 20 anos de casados para a Glória de Deus, e temos somente um filho.

    Deus o abençoe sempre em seu ministério físico (real) e aqui com o blog. Deus derrame ricas bênçãos, porções generosas de amor, alegria, sabedoria, paciência e apoio a cada um de seus familiares para com o seu ministério. Que a paz do Senhor Jesus esteja sempre presente em seu lar, na vida de cada um dos seus familiares!

    Em Cristo,

    Claudia Paiva (Claudia Sunshine - meu apelido no meu blog)

    http://blogdosultimos.blogspot.com (blog a serviço do reino de Deus)

    http://vendertrocar.blogspot.com (blog para divulgar anúncios de produtos, novos/usados, para venda e/ou troca.

    ResponderExcluir