30 setembro 2013

Mantenha amizades saudáveis



Melhor é serem dois do que um, porque tem melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro: mas ai do que estiver só, pois caindo não haverá outro que o levante (Ec 4.9-10).

Os cientistas descobriram o que a Palavra de Deus já relata há mais de 2000 anos. O texto de Eclesiastes 4.9-10 nos ensina que ter alguém ao lado é importantíssimo nos momentos de dificuldade, pois não fomos criados por Deus para vivermos solitários.

Em momentos de adversidade muitos não podem contar com pai, mãe, filhos, irmãos, cônjuge, mas quem tem um amigo de verdade nunca estará só nem ficará prostrado.   

Os amigos são responsáveis por muitos dos bons momentos que vivemos no dia a dia, sendo catalisadores de pontos altos no nosso cotidiano. Os cientistas também revelam que as amizades moldam nossos desejos, expectativas e metas para o futuro. Relacionamentos mais chegados podem influenciar crenças, valores e hábitos por décadas. 

Na história de Noemi e Rute, vemos que Rute foi beneficiada por ser amiga de sua sogra, e o quanto Noemi também desfrutou por ser amiga de sua nora. Felizmente, esta amizade coloca por terra um pensamento terrível mantido por gerações, o de que toda sogra é ruim. 

Se há uma amizade que deve ser buscada com afinco e que vale a pena para ambos os cônjuges, filhos, netos e toda a geração, é a amizade saudável entre sogra e nora, e vice-versa. Rute foi beneficiada por sua amizade com Noemi e mudou completamente seus hábitos religiosos e culturais (Rute 1.16).

Como é importante mantermos amizades saudáveis com pessoas que sejam canal de bênção para nossa vida, e com a qual iremos trocar nossas experiências mútuas, sendo, da mesma forma, canal de bênção para elas. 

O verdadeiro amigo deseja o bem do outro pelo simples fato de querer abençoá-lo. Em alguns momentos de sua vida você vai ajudar a um amigo e ele não poderá fazer nada por você, mas Deus irá recompensá-lo. 

A Bíblia relata o lindo exemplo de amizade entre Davi e Jonatas. Havia respeito, sinceridade, lealdade, cumplicidade e motivação. A amizade entre eles gerou benefícios até para a geração de Jonatas, pois Mefibosete, seu filho, foi abençoado por um voto de fidelidade que Davi fez com seu amigo.

Abraão foi amigo de Deus e foi fiel à aliança que fez com Ele, e o Senhor prometeu a Abraão que seria fiel aos que o abençoassem. Hoje, desfrutamos desta amizade. Somos filhos na fé e amigos de Deus, frutos desta amizade abençoada de milhares de anos atrás. 

A Palavra de Deus, nosso maior manual de regra de fé e pratica, instrui-nos e incentiva-nos a cultivarmos amizades verdadeiras e saudáveis.

Haverá situações em nossas vidas que os amigos serão o canal que Deus vai usar para nos abençoar em todas as áreas de nossa vida e o mesmo deve ser recíproco de nossa parte.

Pastora Elizete Malafaia

Por Litrazini
http://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário