22 setembro 2013

"SERÁ QUE DEUS REALMENTE CONHECE MEU PROBLEMA?"

  

Eclesiastes 8.3 Não te apresses a sair da presença dele, nem persistas em alguma coisa má, porque ele faz tudo o que quer. 
4 Porque a palavra do rei tem poder; e quem lhe dirá: Que fazes? 

A nossa vida passa. Com tempo crescemos e começamos a fazer perguntas. Muitas delas não encontramos respostas satisfatórias. As vezes, ficamos a perguntar: "será que Deus realmente conhece nosso problema"? "Se conhece por que não age"? Não podemos aqui tentar trazer uma resposta simplista. Na verdade, a busca de respostas para perguntas como essa fazem parte do seu questionamento, do meu questionamento. No momento da dor, de uma perda ou de uma uma grande tribulação somos levados a questionar o porquê dessa ou aquela situação. Creio que precisamos observar certos pontos. É claro sabemos que Deus conhece nossa dor. A palavra de Deus afirma que através de Jesus Cristo a dor humana foi plenamente conhecida nos céus.

Isaias 53: 2 Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. 
3 Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. 
4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. 
5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. 
6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. 
7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. 

Jesus padeceu como homem. Carregou um manto de dor e sofrimento, coroa de espinho, sangue sobre a face. Ao longo de seu ministério pois relacionou com as perdas, dores, sofrimentos, traições humanas. Ele Chorou pelos seus amigos.

Então por que Deus não age? Será que realmente Ele não está agindo? Essa é uma questão que precisamos abordar. Ora ninguém gostaria de passar por um momento dificil de sofrimento em sã consciência. Isso nos leva como servos de Deus a imaginar que não poderíamos ter tribulações por que Deus nos ama. Mas a pergunta é: "será que realmente Deus não está agindo"? A resposta para isso talvez não seja exatamente aquela que queremos ouvir. Apesar de ser assim esse questionamento não invalida o fato de que Deus tem sim agido.

Veja, você já viu pela TV um tratamento dentário de um animal feroz como por exemplo de um tigre? Certa vez, eu vi. Então imagine a cena: um animal selvagem, forte e poderoso. Se o veterinário chegar com os instrumentos necessários para tratar seu dente por melhor que sejam as boas intenções dele o animal jamais irá deixá-lo tocar ou se tocar provavelmente o veterinário será atacado vorazmente. Então esse animal precisa ser anestesiado e só depois poderá ser tratado. Mas imagine a dificuldade pra se chegar a isso. Por que? Por que o animal não tem a mente do veterinário. Por melhores que sejam as intenções dele para com o animal, o Tigre jamais poderá entender o que está acontecendo e tudo que está sendo feito é para seu bem. As agulhas da anestesia a principio deixariam ainda mais nervoso o animal. Mais furioso ele fica imaginando que está sendo atacado quando ao contrário ele está sendo curado.

Semelhantemente, nós não conhecemos a mente de Deus. Muitas vezes, não podemos compreender o que se passa pois somos pequenos e diante da dor somos levados a questionar. A reclamar, murmurar. Imagine, Deus Conhece todas coisas. Ele sabe o que nos é necessário para crescermos. 

Quando crianças caímos muito diante dos braços de nossos pais para aprender a andar. As vezes, o joelho doía. Não podíamos compreender como nossos pais tão amorosos podia nos soltar a nossa própria sorte. Mas foi caíndo que aprendemos a levantar. Foi tendo coragem de continuar que nos largamos dos braços da cadeira e nos aventuramos na primeira corrida desatinada até cair nos braços amorosos de nossos pais. 

Não é fácil sofrer. Cair. Levantar e prosseguir as vezes, parece uma tarefa muito difícil. Davi no salmo 139 não buscava conhecer o que Deus pensava de Si mesmo mas pedia: "Senhor sonda-me"! Davi queria que Deus olhasse para dentro dele. Aquele ser pequeno e tão dependente. Deus conhece o profundo de sua alma. Da minha alma. Não podemos hoje, talvez, compreender o por que de tanta dor. Mas Deus compreende. E te chamo nessa hora a correr para os braços Dele. Talvez nessa nossa corrida caíremos. Ralaremos os joelhos. Mas vamos levantar e tentar novamente. O Pai espera isso de nós. Ele conhece a sua dor. Ele tem Seu jeito particular de agir. Aparentemente, até na falta de ação. Mas certamente, Deus está agindo. E quando não muito entenderemos que tudo que Deus faz tem um sentido. Nós crescemos com as nossas dores. Deus quer que cresçamos. Não é o que talvez gostaríamos mas enfim, precisamos entender que teremos tribulações. Mas breve tudo isso passará.

Talvez, a vida já tenha te deixado com muitas cicatrizes. Mas um dia Jesus voltará. E a bíblia diz que nós os que ficarmos vivos naqueles dias teremos nossos corpos transformados. Toda marca desaparecerá. Toda dor será como se nunca tivesse existido. Eu quero ver esse dia. Eu quero participar desse dia. Então, se eu cair Deus me levante ...

Senhor, se eu cair não permita que eu fique no chão frio,
Se forças me faltar pra levantar ... estenda sua mão sobre mim ...
Se forças me faltarem pra continuar ... dá-me da tua força... pois eu creio: o Rei tem Poder!

Em nome de Jesus Cristo pedimos assim por todos que buscam essa bênção! Amém

pastor David Cristiano
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário