22 setembro 2013

SEREI PARA ISRAEL COMO ORVALHO


TEMA: SEREI PARA ISRAEL COMO ORVALHO.

TEXTO: OSEIAS 14.5a

INTRODUÇÃO:

Deus nunca deixou o homem a mercê da sua própria sorte. O povo de Israel é uma prova como Deus ama e cuida do seu povo. Apesar que muitas das vezes o homem queira andar em seus próprios caminhos. Isso aconteceu com Israel por inúmeras vezes e acontece também em nossos dias.
O povo de Israel estava distante de Deus devido aos seus pecados. Através do profeta Oséias é feito um convite maravilhoso, Os. 14:1- " volta, ó Israel para o Senhor, teu Deus, porque pelos teus pecados , estás caído e no verso que lemos há  uma promessa de vida para o povo de Israel.
Qual foi a promessa feito por Deus para Israel? Foi a seguinte  diz o texto que lemos, " Serei para Israel como orvalho..."

DESENVOLVIMENTO:


Essa  expressão é profunda  "serei para com Israel como orvalho" estão inseridas todas as necessidades do homem.

O que é o orvalho? 
Também chamado de sereno ou rocio,é um fenômeno físico no qual a umidade do ar precipita por condensação na forma de gotas, pela diminuição da temperatura ou em contato superfícies frias.
Orvalho só cai durante a noite. Vivemos este momento profético que é a noite e precisamos do orvalho espiritual e de seus  benefícios.
O orvalho cai diariamente, as bênçãos de Deus são constante sobre o seu povo. A cada dia somos alvos da operação do Senhor.
Podemos destacar três benefícios do orvalho:

1-    FONTE DE VIDA


Sem o orvalho  a vegetação morreria. O homem só tem vida eterna quando tem uma experiência pessoal com o Senhor Jesus  de Salvação.

IJo.5:11-12- " e o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida."

2-    REFRIGÉRIO.


A sequidão da alma, traz ao homem angústias,incertezas,medo da morte. Mas ao servo fiel não falta o refrigério para a sua alma e a certeza que em breve estaremos com o Senhor na sua eternidade.

Sl. 23:3-" Refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome."

3-    RENOVO


Podemos dizer que o orvalho é a provisão da natureza para a renovação da face da terra. Não tem faltado na caminhada daqueles que servem a Deus o renovo espiritual. Por isso a igreja fiel não desface diante das lutas e provas que enfrentamos.

O Senhor tem renovado constante o seu povo porque a salvação é uma experiência nova com Deus a cada dia.
 Lamentações de Jeremias 3:22-23- "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as misericórdias não têm fim;renovam-se  cada manhã. Grande é a tua fidelidade."



Como receber este  orvalho de Deus ?

Há condições para a vegetação receber o orvalho. Da mesma forma acontece na vida espiritual,  para o homem receber o orvalho de Deus, ou seja , as suas bênçãos.
Quais são elas?
1-    O orvalho só cai durante a noite, enquanto a vegetação repousa;
Ø  Descansar aos  pés do Senhor, vem o orvalho celestial sobre o servo de Deus.
2-    Os poros das plantas se abrem para receber o orvalho;
Ø  Abrir o coração para o Senhor fazer morada e ter lberdade para operar em nossas vidas.
3-    Uma completa quietude, ou seja, a temperatura precisa baixar e o vento cessar, e o ar precisa estar fresco e calmo.
Ø  Confiar e esperar no Senhor, porque no momento certo vem as bênçãos.      


CONCLUSÃO:


Essa mesma promessa, " Serei para com Israel como Orvalho..." (Os. 14:5a) que Deus fez a Israel é feita a toda a sua igreja.Deus  tem mais prazer em abençoar o homem, mais no que o homem de ser abençoado.
Tudo  que queremos( a igreja fiel)  é que  o orvalho de Deus seja sobre a nós . Nos proporcionado refrigério, renovo, e principalmente vida eterna.



Josenilson Félix




-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário