07 outubro 2013

Ser Manso é Ser Tanso?



"Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam. Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor." (Efésios 4:1-2)

No grego antigo, a palavra "humildade" é um termo pejorativo, sugerindo mente subserviente e servidão indigna. Os gregos não acreditavam na humildade, a ponto de nem terem espaço para ela em sua língua. Ela era encarada como uma coisa ruim. Pode parecer estranho, mas é isso que também acontece em nossa cultura atual, em atitudes que dizem: "Foque o número um"; ou, "Que proveito posso tirar disso?"

Ao contrário do senso comum atual, a Bíblia nos diz para colocarmos as necessidades dos outros acima das nossas próprias e para sermos humildes. E também nos diz para agirmos com mansidão. Mansidão é, muitas vezes, confundida com fraqueza. Mas não é isso que a Bíblia diz. A palavra "humildade" usada na Bíblia significa "poder sob restrição." Uma pessoa humilde pode ter a capacidade de machucá-lo, mas escolhe não fazê-lo. Isso é poder sob restrição.

Jesus foi descrito como manso e suave. Isso não significa que ele era fraco. Ele estava longe disso, pois era muito forte. Ele não retribuía insultos com insultos, tampouco revidava. Jesus nos deu um exemplo a ser seguido a respeito de humildade e mansidão. Um exemplo de como ser sempre gentil, mesmo quando se tem que ser firme.

Esse é o verdadeiro significado de nos humilharmos. Às vezes, significa chegar a alguém e dizer:
-"Não sei se fiz algo de fato para magoá-lo, ou se você é que entendeu assim. Mas, vamos resolver isso".
Mesmo que você ache que está com a razão e a outra pessoa errada. É exatamente aí que a humildade e a mansidão entram em cena.

Precisamos nos livrar de quaisquer atitudes do tipo: "primeiro eu" ou "posso tirar algum proveito disso". É preciso começarmos a pensar biblicamente. Precisamos nos perguntar: - O que eu posso fazer para ajudar os outros? - Como posso aprender a resolver conflitos?
Isso talvez mude completamente a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário