14 outubro 2013

MARIA NO PLANO PROFÉTICO DE DEUS

 

 
1º.    Quem seria Deus conosco? Maria ou Jesus?

        Jesus, é o que afirma a Palavra de Deus.

        Maria, usada por Deus, como instrumento dele para trazer esta grande bênção: Deus conosco.

        Miquéias 5:2. "E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade."

        Setecentos anos antes do nascimento prometido em Gn 3:15, depois em, Is 9:2,6,7, quando seu nome é revelado como Deus, o nome apresentado é o de Jesus, chegando a profecia ao local do seu nascimento, a pequena cidade de Belém, a promessa é de que dali sairia aquele que seria "Senhor em Israel".
 
2º.    Quem seria pois Senhor em Israel? Maria ou Jesus?

Lucas 2:3,4,5 " ... E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, a fim de alistar-se com Maria, sua mulher, que estava grávida."

José e Maria, guiados por Deus, foram para Belém, porque estava profetizado que Jesus, o Senhor de Israel, teria que nascer em Belém, porque Davi era de Belém e era rei e a Jesus foi prometido o reino. Ele é o herdeiro do trono. A profecia, 700 anos antes, concernia ao nascimento do Senhor Jesus.
 
3º.    Quem era alvo desta profecia? Maria ou Jesus?


        Poderíamos citar as prefigurações dos sofrimentos e as dores do Senhor Jesus nos Salmos, capítulos 2, 22 e Is 53.

        Isto o coloca na posição digna de toda adoração: Aquele que levou os pecados de toda a humanidade, desde Adão.

        De quem falaram os Salmos, capítulos 2, 22 e Is 53? De Maria ou Jesus?

        No Novo Testamento, dos evangelhos ao Apocalipse, a figura Salvadora é Jesus e não Maria.

        Mt 1:20-25. " O que nela (Maria) está gerado é do Espírito Santo."

        Maria foi o vaso humano de Deus, mas quem estava gerado nela era Deus o Filho.

        v. 21. "Dará luz a um filho e chamarás o seu nome Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados."
 
4º.    Quem seria o Salvador? Maria ou Jesus?


        Mateus cita o profeta Isaías e a profecia de Miquéias e também confirma e acrescenta que Maria deu à luz o seu filho primogênito, primeiro gerado, mas Unigênito, único de Deus.
        A glória pertence a Jesus, porque é Deus.


        Não há na Bíblia nenhuma orientação para se adorar a Maria, mas a Jesus, porque foi Ele quem deu Sua vida, Seu Espírito, para estar conosco todos os dias, porque ele é Deus.

        Mt 12:46-50 -     "Tua mãe e teus irmãos te procuram. Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai, este é meu irmão e irmã e mãe."

        Jesus não desmereceu sua mãe humana, mas colocou tudo nos seus devidos lugares. Isto porque Ele é Deus, onisciente, conhecedor do desejo do adversário de desviar os olhos do homem do Salvador e colocá-los sobre quem não é Deus e nem tão pouco pode salvar, Maria.

João 2:1-5 - Nas bodas em Caná da Galiléia foram a Maria e disseram-lhe: falta vinho. Maria foi a Jesus como intermediária. Jesus disse-lhe: "Que tenho eu contigo mulher? Ainda não é chegada a minha hora."

        Maria deu a resposta, porque a queriam como intermediária: "fazei tudo o que ele vos mandar". Jesus foi descortês com sua mãe? Não. Apenas aguardava o tempo do Pai, que mostrava tudo que era para ser realizado dentro do Seu propósito.

       João 1:29 - João apresentou o Senhor Jesus, quando descia às águas para ser batizado, como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

 
5º.    Quem tira o pecado, segundo João? Maria ou Jesus?
Quem é o Cordeiro de Deus? Maria ou Jesus?


        Lucas 11:27-28 - "... Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste."

        Jesus ouviu a mulher que assim lhe gritava do meio da multidão, e deu a resposta: "Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam".

        O adversário queria desviar a atenção de Jesus para Maria. A resposta do Senhor foi incisiva. O importante é ouvir a Palavra de Deus e a guardar.
 
6º.    Quem deve ser ouvido? Maria ou Jesus?


        1 Tm 2:5 - "Só há um  mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo Homem."
        Paulo, doutrinador da igreja, afirmou que Jesus é o mediador e não Maria. Todos os ensinos, milagres, todo o ministério do Senhor Jesus foi por ele exercido sem consulta a Maria, mas tão somente ao Pai.


        Apocalipse inicia com: "Revelação de Jesus Cristo", e termina com a afirmativa. Ap 22:18. 

"Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro."

        O testemunho é dado por Jesus Cristo, que é o Alfa e o Ômega, aquele que é o Amém, aquele que virá...  não é Maria.
 
7º.   FINALMENTE - A IGREJA É CORPO DE MARIA?


        A Igreja é corpo de Cristo, lavada e remida pelo Seu sangue, Sangue de Jesus.
        O sangue de Jesus derramado no calvário prefigurava o derramamento do Seu Espírito ( o Espírito Santo), cuja função seria a de preparar a noiva (a igreja) para as Bodas do Cordeiro.
        As Bodas do Cordeiro falam do encontro de Jesus (o noivo) com a Igreja (a noiva).
        Sem o sangue derramado do Senhor Jesus, não haveria Igreja, porque a figura do sangue no corpo (que é a igreja) tem a função de dar vida a esse corpo (que é a Igreja Fiel).
        É importante entender que a vida que Jesus trouxe foi uma vida que veio com Ele da Eternidade.


        Portanto a irmã Maria não é mediadora e não pode ser medianeira porque:

1.   Não é salvadora;

2.   Não faz parte da Trindade, nem tem parte na mesma;

3.   Não é parte presente na criação. "O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas." Cl 1:15-17 – O texto acima fala do Senhor Jesus.

4.   Não trouxe da Eternidade nem deu a sua vida nem o seu sangue para remir o homem do pecado.

5.   Não é divina, portanto em nenhum momento é descrita como parte do projeto divino da Eternidade.

Pelo contrário, quando a Bíblia profeticamente se refere "à mulher" no Novo Testamento, se refere à Igreja infiel, que não é a noiva descrita no Novo Testamento e principalmente no Apocalipse.

As vestes da mulher (igreja infiel) não são comparadas às vestes da noiva, descrita em Ap 19:8: "E foi-lhe permitido vestir-se de linho fino, resplandecente e puro; pois o linho fino são as obras justas dos santos."

A Igreja fiel se veste com a roupa da justificação operada por Jesus e não por Maria, que não derramou o seu sangue no Calvário, muito menos seu espírito, não ressuscitou, ao passo que Jesus derramou o seu sangue, dando a sua vida (trazendo da eternidade o Espírito Santo), como promessa aos que crêem em seu nome. Uma vida que veio da eternidade (Vida Eterna).

O que adiantaria crer no nome de Maria, que não ressuscitou, não tem vida eterna para dar a ninguém, pois se trata de uma pessoa como outra qualquer, em quem o Espírito Santo pode gerar salvação pela pessoa do Senhor Jesus, agora, gerado em nós, tornando o homem vencedor sobre a morte através da ressurreição para a vida eterna. "A quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória" Cl 1:27. Maria, irmã que amamos como serva de Deus, e a todos os servos de Deus do passado e do presente, profetas, reis, apóstolos, mártires e tantos outros que jamais aceitariam culto e adoração, sabendo que a própria Maria jamais aceitaria a posição imposta e inventada pela religião que usa apenas o sentimentalismo para afirmar o que não existe e que na verdade é uma forma de tentar anular o sacrifício do Senhor Jesus e desviar em muitas pessoas o verdadeiro projeto de Salvação que se manifesta em Cristo Jesus.

"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." Jo 14:6

CONCLUÍMOS QUE: Da mesma maneira que Jesus foi gerado pelo Espírito Santo no ventre de Maria, também o mesmo Espírito Santo tem gerado Jesus em nossos corações, a mesma graça espiritual da operação do Espírito Santo em cada um de nós e no corpo, Igreja Fiel. Feitos nova criatura – Novo Nascimento – Nascemos da água e do Espírito.

Não há motivo para aceitar Maria como salvadora. Se Maria é salvadora porque Jesus foi gerado nela pelo Espírito Santo, sendo assim, todos os que receberam Jesus, poderiam ser salvadores.
A Obra Criadora foi consumada por Jesus no Calvário: Quando morreu, mostrou que o projeto de Deus para Israel estava encerrado e só seria restabelecido após o arrebatamento da Igreja. O projeto em que a Igreja está inserida é o da Obra Redentora: Jesus ressuscitou, está vivo, uma operação contínua até o arrebatamento da igreja.
 
Tire sua dúvida ou envie sugestões, críticas, mensagens, estudos etc, para o 
e-mail: bibliaapalavradedeus@ymail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário