03 outubro 2013

NÃO DESFALEÇA O CORAÇÃO DE NINGUÉM


I SAM. 17: 32-37
"  (1SM 17:32) -  E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.
  (1SM 17:33) -  Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.
  (1SM 17:34) -  Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho,
  (1SM 17:35) -  Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.
  (1SM 17:36) -  Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.
  (1SM 17:37) -  Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo."

- A LUTA IMPOSSIVEL : um homem enfrentar o gigante Golias. O exercito de Israel estava com coração desfalecido.
- DAVI:  Palavra de ânimo - verso 32 – "não desfaleça o coração de ninguém..."

- SAÚL: Verso 33 – "Contra este Filisteu não poderás pelejar, pois tu és moço e ele homem de guerra desde a sua mocidade...."

TESTEMUNHO DE DAVI MUDOU A OPINIÃO
Davi conta como o Senhor o livrou do urso e o leão

Lutas aparentemente menores, foram lutas grandes para Davi devido a sua idade e estatura, contudo Davi disse: verso 37 -  "O Senhor  me livrou do urso e do leão e me livrará da mão deste filisteu...."

Isto marcou a vida de Saúl, porque  Davi não estava dizendo que ele era herói, que havia matado um leão e um urso por seus méritos, mas, Davi disse: "O Senhor me deu a vitória".

Matar um leão e um urso não era tarefa incomum ou muito dificíl naquela época. O próprio Saúl e muitos do exército poderiam lutar com  o urso e o leão se fosse  o desafio. Davi enfrentou-os , lutas aparentemente pequenas, na dependência do Senhor, na confiança naquele que poderia dar-lhe vitória.

O leão e o urso representam as lutas do dia a dia no emprego, no lar, na enfermidade, na escola, etc, que muitos até  mesmo conseguem vencer ou acreditar vencê-las de forma natural.

Contudo, chega a hora em  que os homens  AUTO CONFIANTES, que não precisam de deus nas lutas do dia a dia, tem que enfrentar o " GIGANTE GOLIAS " , A luta impossivel somente ai, apelam para o nome de Deus.

-          Davi era o único que tinha uma experiência de vida, no dia a dia , uma experiência de fé  vivida e não fingida. Davi não temia o GIGANTE GOLIAS.  a " luta impossivel " porque Davi sabia que o Senhor lhe daria mais uma vitória.

-     Hoje o Senhor quer ensinar e tem ensinado ao seu povo a viver da fé. A experiência de Davi era .... " o justo viverá pela fé .." O Senhor é meu Pastor , nada me faltará, nas lutas do dia a dia e nas lutas impossiveis. Davi diz mais em louvor e gratidão ao Senhor .... Ainda que eu andasse no vale da sombra da morte da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo....  Davi não temia a ultima luta impossivel que é a morte , a que todos naturalmente se destinam, porque Davi sabia que o Senhor lhe daria esta que é a grande vitória final.
     

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário