12 outubro 2013

O que a palavra de Deus realiza em nossas vidas?

 
1. Ela nos alimenta e traz crescimento espiritual.

A palavra de Deus é o alimento diário do cristão, ou melhor, deveria ser, pois infelizmente, muitos lares cristãos estão desprovidos de apetite espiritual. A Bíblia Sagrada fica na estante a semana toda, sendo manuseada e lida apenas nos dias de culto na igreja.  O que é um grande erro. 
A vida espiritual é um grande processo que por meio do conhecimento da palavra, vamos subindo degrau a degrau diariamente. Se não estamos acostumados a subir um degrau por dia, não conseguiremos subir dezenas de degraus quando for necessário. Ao ser tentado por satanás Jesus fez uso da palavra para vencer a tentação: "E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus". (Lc 4.4)



A melhor expressão da importância da palavra de Deus na vida do cristão é a orientação de Paulo aos Romanos: "A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus". (Rm 10.17) – Sem a palavra de Deus a fé desaparece, morre, se extingue. É a palavra de Deus que mantém a chama da fé acesa em nosso coração.


Quanto ao crescimento espiritual, sem conhecer a palavra de Deus não passamos de nanicos, ficamos impossibilitados de crescer no reino e na fé. Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus. O que aviva o coração do cristão e lhe faz crescer de forma majestosa é o alimento sólido que é a palavra de Deus e não o "leite dado a crianças", conforme Paulo diz aos coríntios. (1 Co 3.1)


2. Ela é uma arma que possibilita vitórias.
Devemos DECLARAR, CRER e VIVER a Palavra de Deus, pois só assim conseguiremos resistir ao diabo. (1 Pe 5:8-9) A Palavra de Deus é uma espada, que deve ser usada habilmente e sempre contra o inimigo. (Ef 6.17b). Paulo disse que "Somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou" (Rm 8.37) – Tiago disse: Submetam-se a Deus, resistam ao diabo e ele fugirá de vós. (Tg 4.7). Podemos entender que só é possível submeter-se a Deus conhecendo a sua vontade que é expressa através da Sua palavra, a Bíblia Sagrada. Agindo assim, somos mais que vitoriosos e todas as coisas cooperam para o nosso bem. (Rm 8.28)



3. Ela nos santifica.   
O salmista Davi disse: "Guardei a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti". (Sl 119.11) - Precisamos conhecer a Palavra de Deus, pois ela é a fonte de libertação do pecado, é o manancial que nos purifica e nos leva à santidade. (Jo 8:32) Nada consegue derrubar aquele que conhece e está firmado na Palavra de Deus. (Sl 119.165)
 "E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá".  (I Pedro 5:10)
O sangue de Jesus nos purifica e nos limpa de todo o pecado. O sangue vertido no madeiro nos justifica e nos dá acesso ao Pai.



4. Ela é o manual de vida e do serviço cristão.
A orientação de Paulo ao jovem pastor Timóteo expressa essa verdade, que é a necessidade de conhecer as Escrituras para poder desenvolver com excelência o serviço cristão, a obra de Deus.
"Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra". (2 Tm 3.14-17)





 

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário