14 outubro 2013

OS MISERICORDIOSOS



"Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;"
Mateus 5:7

O Senhor fala aqui diretamente àqueles que já receberam o perdão através da justiça de Deus operada em Cristo, e devem lembrar que perdão é misericórdia que se alcança e portanto devem exercê-la para com os que não foram atingidos por ela.

A misericórdia aqui prometida não refere-se a misericórdia que devemos oferecer aos nossos semelhantes. Ser compassivo com o próximo não habilita ninguém a receber a misericórdia divina. A experiência demonstra que ao sermos cordiais com os nossos semelhantes teremos uma vida melhor nesta terra, mas isto não significa que obteremos misericórdia de Deus porque exercermos misericórdia.

Só é bem-aventurado aquele que alcança a misericórdia divina, pois toda bem-aventurança advém de Deus coo já vimos. Porém, tal bem-aventurança não esta condicionada ao comportamento humano.
Daí surge à questão: Como ser misericordioso para alcançar misericórdia? Se com Deus não barganha?
O que Jesus ensinou não se compara aos ensinamentos budistas, espiritualistas, etc. Jesus não falou na reciprocidade necessária ao tratamento humano. Ele não se ocupa em tratar de questões comportamentais como o fazem as várias religiões pelo mundo.
Jesus está tratando desde o início do sermão de questões exclusivamente espirituais e este versículo não é exceção: Observe este salmo: "Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano"- Sl 32: 1- 2.

Ser misericordioso é condição que decorre do novo nascimento, onde o justificado passa a ser semelhante a Cristo. Tal semelhança não se manifesta na conduta, mas decorre da nova natureza.
Todo aquele que é instruído por Jesus passa a ser manso e humilde de coração; aquele que se alimenta dos ensinos de Cristo passam a ser fartos de Justiça, pois são criados em verdadeira justiça e santidade; aqueles que recebem de Deus misericórdia, passam a condição de misericordiosos.

Ex.: Mateus 18:23-33 (o credor incompassivo)
"Perdoei-te toda aquela dívida porque me suplicaste, não devias tu também ter misericórdia deste, como tive misericórdia de ti?"

É uma bem aventurança dirigida aos que foram alcançados pela misericordiosa salvação, não se trata portanto de salvação pelas obras ou recompensa por ser uma boa pessoa.
Se trata em ser alvo e doador da misericórdia divina.

Próxima postagem: Os limpos de coração


APSDJ!


-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário