14 outubro 2013

SITUAÇÃO DOS MORTOS NO VELHO TESTAMENTO E NO NOVO TESTAMENTO

 
I Tessalonicenses 4:13

13  Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.

14  Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.


1  SIGNIFICADO DE ALGUNS TERMOS ENCONTRADOS NA
     BÍBLIA

     SHEOL (hebraico) = Sepultura, lugar dos mortos
     HADES (grego)     = Sepultura, lugar dos mortos
     GEHENNA (hebraico) = Lago de fogo e enxofre, inferno. 
                                                  

2- SITUAÇÃO DOS MORTOS NO VELHO TESTAMENTO

        Quando analisamos a parábola do Rico e Lázaro contada por Jesus em Lucas 16:19-31,  percebemos que todos que morriam naquele tempo, quer justos ou injustos, iam para um lugar chamado HADES. Notamos também que o Hades era dividido em dois lugares distintos: O primeiro era destinado aos injustos, onde já sentiam os tormentos da condenação. O segundo era para os justos e era chamado de "Seio de Abraão". Enquanto o rico sofria, por causa da vida de pecados que levou, Lázaro era consolado por Abraão. Estes lugares eram separados um do outro. Embora os mortos pudessem se ver, não podiam  passar de um lugar para o outro, pois havia um abismo a separá-los.

          Havia um detalhe importante e que foi citado por Davi no Salmo 16:10 e no Salmo 49:15. e era que, apesar dos justos estarem descansando no Seio de Abraão, havia em seus corações um desejo e uma esperança de que um dia eles sairiam daquele lugar, isto é, eles anelavam serem libertos por Deus daquele lugar chamado SHEOL (Hades).


3- SITUAÇÃO DOS MORTOS NO NOVO TESTAMENTO

         I Pedro 3:18-20 e 4:6 - A Palavra nos mostra que quando o Senhor Jesus morreu na cruz, seu Espírito desceu ao sheol ou hades  (como acontecia com qualquer morto), e lá Ele pregou aos espíritos em prisão para mostrar aos que foram rebeldes que na sua Pessoa toda Palavra profética teve seu pleno cumprimento, e também aos que creram que a sua esperança não foi vã. 

       Efésios 4:8-10 - A Palavra aqui diz o que o Senhor Jesus fez após pregar aos cativos (mortos). Ele levou consigo todos os que se encontravam no Seio de Abraão, cumprindo assim a sua esperança, e os transportou para um lugar celestial chamado "Paraíso" (ver Lucas 23:43 e II Coríntios 12:2-4)

         Após todos estes acontecimentos houve uma mudança na situação daqueles que partem desta vida na fé em Jesus. Enquanto os incrédulos continuam indo para o hades, que agora não é mais formado  por dois setores, e sim por um único setor de tormento e sofrimento, os crentes em Jesus vão para o Paraíso, onde estarão descansando e aguardando a ressurreição para a vida eterna (ver II Coríntios 5:1). 


4- QUANDO O SENHOR JESUS VOLTAR PARA ARREBATAR SUA IGREJA

            I Tess 4:13-18 - Quando o Senhor vier buscar a sua igreja, todos os que foram transportados do Seio de Abraão para o Paraíso e os que "dormiram" no Senhor e que também se encontram lá, serão chamados e juntos com Jesus virão, descerão a esta terra (ver verso 14) e tomarão os seus corpos nos lugares onde foram sepultados, os quais ressuscitarão glorificados e imortais (ver também I Co 15:52 e 53). Depois, quase que no mesmo instante, os vivos que estiverem esperando a vinda do Senhor, serão transformados juntamente com eles e, com corpos glorificados também, subirão para o encontro com o Senhor nos ares, para em seguida entrarem no céu, na eternidade. Neste dia se cumprirá a Palavra: "Onde está, ó morte o teu aguilhão ? Onde está , ó sheol, a tua vitória? (I Co 15:55). A partir daí a igreja estará participando das Bodas do Cordeiro por sete anos, enquanto o mundo estará passando pela Grande Tribulação. No final deste período, Jesus voltará com  a igreja  para  implantar  o  seu Reino Milenar aqui na terra
( Dn 2:44,45 ; Zac 14:4,5 ; Jd 14 ; Ap 20:4 ). No final do Milênio, após uma rebelião mundial contra o reinado do Senhor Jesus, o Trono do Juízo Final será estabelecido, e todos os mortos que estiverem no hades comparecerão ante o Tribunal Celeste para serem julgados conforme as suas obras, e todos que não forem achados escritos no Livro da Vida serão lançados no lago de fogo e enxofre (gehenna ), que é a segunda morte  ( Ap 20:7-10 ; Ap 20:11-15 ).
            Após estes acontecimentos Deus destruirá o universo material e visível, e introduzirá os justos no novo céu e na nova terra para eles criados ( II Pe 3:10-13 ; Ap 21:1-7 ).


5- DOUTRINAS ERRÔNEAS

            a) UNIVERSALISMO - Ensina que Deus é amoroso e que no final todos serão salvos. Esta doutrina é refutada pelas passagens: Rom 6:23 ; Luc 16:19-31 ; Jo 3:36.

            b) RESTAURACIONISMO - Diz que o inferno não é eterno, e sim uma experiência temporária para purificar a alma e prepará-la para entrar no céu. Não é o que diz a Bíblia em: Mt 25:41,46 ; Ap 20:15.

            c) SEGUNDO PERÍODO PROBATÓRIO - Ensina que entre a morte e a ressurreição, terão outra chance de se salvarem, mas Heb 9:27 diz que com a morte o destino do homem já está selado.

            d) ANIQUILAMENTO - Diz que Deus aniquilará os ímpios e eles não sentirão outra punição além desta. Destruir na Bíblia não significa aniquilar, e sim por em ruína. Veja II Tess 1:9.

            e) REENCARNAÇÃO - Ensina que o homem terá infinitas oportunidades de voltar à vida, até atingir a perfeição. A Bíblia condena esta doutrina através das seguintes passagens: Heb 9:27 ; Jó 10:21 e 14:14 ; II Sam 12:23 ; Jo 7:8-10 ).


Revisão: Josenilson Félix, Daniel Santos, Evilaine Silva, Licia Cordeiro, Otiniel Rodrigues.  
         
Tire sua dúvida ou envie sugestões, críticas, mensagens, estudos etc, para o 
e-mail: bibliaapalavradedeus@ymail.com.

Wallace Oliveira Cruz
E-mail: falecomwallace@ymail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário