13 novembro 2013

4 PRINCÍPIOS BÁSICOS DA REFORMA RELIGIOSA NO SÉCULO XVI





1º - Supremacia da Fé sobre as obras (Efésios 2:8-9)


"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;"
                        
                           [O justo viverá pela fé]

2º - O sacerdócio universal do crente (1ª Pedro 2:5 e 9)

"Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdòcio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo."  
"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;"  

3º - Jesus Cristo, o único Mediador (1ª Timóteo 2:5)

"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem."


4º - O livre exame das escrituras (João 5:39) Supremacia da Bíblia sobre a tradição (Mateus 15:1-10)

(João 5:39) "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;"


(Mateus 15:1-10)ENTÃO chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo:

Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão. Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição? Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe, E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus. Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei:"

Vagner Ximenes Madeira 

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário