13 novembro 2013

DONS DE CURAR E MARAVILHAS NO PLANO PROFÉTICO



ESTUDOS BÍBLICOS PARA JOVENS E OBREIROS

ASSUNTO: DOUTRINA DOS DONS ESPIRITUAIS NO NOVO TESTAMENTO
TEXTO FUNDAMENTAL:I CORÍNTIOS 12:8-10
DENTRE OS DONS CITADOS EM I CORÍNTIOS 12:8-10, ESTÃO OS DONS DE CURAR E A OPERAÇÃO DE MARAVILHAS.
IDENTIFICAR E COMENTAR TEXTOS NOS EVANGELHOS QUE MOSTRAM ESSES DOIS DONS NO MINITÉRIO DO SENHOR JESUS.
COMENTAR O SENTIDO PROFÉTICO DE CADA UM DELES.


"Salvação pela Graça"

João 2:1-7
E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.
E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.
E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.
E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes.

Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
Esta operação de maravilha foi o primeiro milagre do Senhor Jesus descrito no livro de João. E o que nos chama mais atenção é que porque em um casamento?

Casamento é aliança, é pacto, e no ministério do Senhor Jesus Deus estava estabelecendo uma aliança com o homem. Israel não tinha Vinho(Vida Espiritual) os profetas foram deixados, e justamente no "Terceiro Dia"(Morte e Ressureição) a aliança eterna seria estabelecida e a Água(Palavra) entraria no homem(Seis Talhas) e haveria uma operação de maravilha.

E a maravilha é que a transformação seria no interior do homem (Graça), e não pelo lado de fora (Obras).

O culto que se iniciou com o sacrifício Patriarcal de Adão findando em Moisés, depois de Moisés á Davi cultos em tabernáculos, então inicia Salomão cultuando ao Senhor Deus no Templo. Jesus agora pela revelação do Espírito Santo doutrina a igreja que ela é o "Templo do Espírito Santo".

"Doutrina bíblica de salvação Ato e Processo"

 Marcos 8:22-26
E chegou a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego, e rogaram-lhe que o tocasse.
E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa.
E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam.
Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e o fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu a todos claramente.
E mandou-o para sua casa, dizendo: Nem entres na aldeia, nem o digas a ninguém na aldeia.

Esta cura em que o Senhor operou na vida deste cego, nos mostra com clareza a salvação profética. Esta cena é muito semelhante ao dia-dia da igreja.

Quando o homem chega na casa do Senhor, ele não vem por conta própria e sim algo ou alguém o trás; talvez uma luta ou um convite de alguém. A primeira coisa que o Senhor faz é tira-lo da condição em que está, tomando-o pela mão, ou seja, dependência do Senhor para  caminhar.

O Senhor orou, mas a visão não foi restabelecida por completo, será que o Senhor falhou?, é óbvio que não; o Senhor Jesus está mostrando que o primeiro ato, o chamado não é tudo o homem corre o risco de "ver homens como árvores que andam". Esta é a visão daquele que ficou no chamado somente.

Jesus é o Bom Carpinteiro, Não é este o carpinteiro, filho de Maria... Marcos 6:3 e sua obra Ele não realiza em árvores e sim em madeira tombada, (Morte do velho homem) quando o homem deixa que se rompa suas raízes com esta terra, ele passa a olhar para o alto e discernir a salvação em sua vida.

"Igreja Corpo de Cristo"

Lucas 9:14-17
Porquanto estavam ali quase cinco mil homens. Disse, então, aos seus discípulos: Fazei-os assentar, em ranchos de cinqüenta em cinqüenta.
E assim o fizeram, fazendo-os assentar a todos.
E, tomando os cinco pães e os dois peixes, e olhando para o céu, abençoou-os, e partiu-os, e deu-os aos seus discípulos para os porem diante da multidão.
E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram, do que lhes sobejou, doze alcofas de pedaços.

Esta operação de Maravilha está relacionada com a doutrina de Corpo, onde o Senhor Jesus ensina a Igreja que se Ele o Cabeça não estiver não há alimento.

Então os discípulos acham melhor despedi-los para que achem repouso e alimento pois já declinava o dia, então Jesus com cinco pães e dois peixes alimenta toda a multidão.

Quando contemplamos a maravilhosa profecia inserida neste episódio, vemos que a fonte de alimento espiritual que existia naquele momento, era vinda de um só lugar:

5 Pães= O ministério de Jesus o Pão vivo.
2 Peixes= Corpo instrumento usado na distribuição do alimento.

O Senhor Deus desde o início ensinou a mentalidade de corpo. Exemplo: Após Ele criar todas as coisas, eLe deu oportunidade ao homem de nomear a criação. O Senhor diz aos discípulos que o alimento seria servido após todos se organizarem de cinquenta em cinquenta, esta é uma organização perfeita, pois aquela organização estava relacionada com o dia de Pentecostes, ou seja, cinquenta dias após a Páscoa, e neste dia a igreja estava organizada, esperando o alimento descer do céu.

Outro detalhe muito importante é que o Senhor não errou na conta. Sobrou doze cestos de pedaços; Jesus queria dizer que o seu ministério não acabava na cruz, e depois da sua ascensão os doze cestos seriam distribuídos.

No livro de Atos abordaremos os doze cestos sendo entregue. Pedro abriu seu cesto no dia de Pentecostes e o Senhor alimentou quase três mil almas, depois abriu de novo e foram alimentados quase cinco mil almas e na terceira vez na casa do centurião Cornélio.


O Colégio Apostólico é a igreja Corpo de Cristo de hoje.  

O REI VEM!!!
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário