27 novembro 2013

DONS ESPÍRITUAIS




Assunto: Conhecendo mais sobre os Dons.

Texto Fundamental: I Coríntios 12:1

 "ACERCA dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes."

Introdução

O que é dons espirituais?

São manifestações do Espírito Santo no meio da igreja. É uma das maneiras que o Senhor fala com seu povo. É algo dado pela graça, ou seja, sem que a pessoa mereça, é um presente que traz crescimento espiritual.

Ainda existem hoje ou ficou no passado?

Sim, os dons ainda existem, porque como a bíblia mesmo diz: "Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre, então da mesma maneira que o Senhor operou no passado, ela opera também hoje, e sempre operará até a Volta do Senhor Jesus!

Dons espirituais e talentos são a mesma coisa? Qual a diferença?
Não são a mesma coisa. Ambos são concedidos por Deus. Mas são totalmente diferentes. Talento é uma habilidade natural do ser humano, enquanto que, os dons são algo que não vem do homem, não é terreno, algo vindo da eternidade. Sendo assim jamais devemos confundir dons espirituais com talentos.


Desenvolvimento

A bíblia fala de 9 dons: Sabedoria, Ciência, fé, dons de curar, maravilhas, profecia, discernimento, línguas estranhas, interpretação.

Sabedoria: É o dom mais importante, todos os sevos devem buscá-lo. Essa sabedoria não é humana que se obtém com conhecimento ou estudando, mais sabedoria que vê do alto, que o Senhor nos concede, a medida que o buscamos.

Ciência: Este dom se manifesta de 3 maneiras através de sonho, visão e revelação. Ciência é algo que você não tem conhecimento, só o Senhor sabe.

Na visão você ver, na revelação você ouve ou sente, e no sonho você também vê mais estar dormindo.

Fé: esta fé aqui é diferente da fé que conhecemos, é algo mais profundo, a fé como dom é obtida a medida das experiências que vivemos com o Senhor.

Dons de curar: porque dons??? Porque não é só uma pessoa que é usada, mas toda igreja, ou seja o corpo.

Maravilhas: perceberam que também estar no plural?  Da mesma maneira, não é uma só pessoa que é usada mais toda igreja.

E qual a diferença entre cura e maravilhas???

A cura é algo que ainda é possível através da medicina, algo que ainda se consegue explicar, enquanto que a maravilha é algo que não explicação, por exemplo, uma pessoa é cura de hepatite, a medicina explica, mas uma pessoa que é ressuscita não há explicação então é uma operação de maravilha.

Profecia: Aponta para o futuro, algo que ainda vai acontecer.

Discernimento: Existe 3 tipos de espírito, certo? O espírito do homem, ou seja, o nosso, o espírito Santo do Senhor e o espírito do adversário, o dom de discernimento serve para identificar o que é do espírito humano, o que é do nosso espírito, e o que é do Adversário. É o segundo dom mais importante e que devemos buscá-lo sempre.

Línguas Estranhas: É uma língua que não é conhecida, com o nome diz estranha, já perceberam que algumas vezes quando o Senhor ta operando, ele usa um irmão, e ele começa falar algo que não dar pra entender??

Então isto é línguas estranhas, este dom serve de edificação para que é usado.

Interpretação: este dom serve para interpretar o dom de línguas estranhas, se observarem como eu disse, quando um irmão começa a falar em línguas outro também começa e um deles o Senhor usa para interpretar o que o Senhor está querendo dizer a igreja. Importante sabemos que interpretação é diferente de tradução, certo?

Conclusão

Para concluirmos nosso estudo, os dons é uma maneira do Senhor fala a sua igreja,onde a glória não é para pessoa que foi usada jamais, a glória é do Senhor. Ele usa quem ele quer e da maneira quer, os dons não por merecimento, certo? Se uma pessoa é usada e outra não, não porque ela mereça, mas é pela misericórdia do Senhor. E o que devemos fazer para ser usados com os dons?

Ter fé e buscamos do Senhor benção, não para nosso glória, nem porque nós mereçamos, mas para nosso crescimento espiritual, para nossa edificação e para que possamos cada dia mais ter uma intimidade como Senhor .


por Darliane Araújo 
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário