13 novembro 2013

IDE A ALDEIA


          "E disse-lhes: Ide à aldeia que está defronte de vós; e logo que ali entrardes, encontrareis preso um jumentinho..." Marcos 11:1 a 7:      

            Ide a aldeia - ordem para evangelizar o mundo e libertar (pela pregação da palavra), aqueles que estão presos no pecado.
            Não montou homem algum - ainda não está atrelado, subjugado a doutrinas humanas e marcado como o jumento pelo seu possuidor.

            Mateus registra que havia uma jumenta e um jumentinho. Por que Jesus se serviu do jumentinho e não da jumenta? Pela lógica, ele deveria escolher a jumenta, pois tem mais conhecimento de vida, serviu a vários donos, é mais experiente no trabalho, etc. é a mentalidade do religioso. Acha que é o melhor, olha a aparência, condição humana, conhecimento, diplomas... e mesmo assim não serve para esta obra.

            O jumentinho ainda não tinha carregado pessoas ou jugo. Era mais fácil de lidar com ele, mais fácil para se educar. É uma mentalidade nova, sem os resquícios daquilo simbolizado pelo jumento que é um animal de temperamento imprevisível, cabeça dura, inconstante, malcriado, cada dono uma nova marca.

            Portanto, o Senhor procura vidas assim como o jumentinho. Vidas que vêm para a obra e encontram em Jesus o único Senhor e não mais um senhorio, mais uma doutrina, mais um fardo para carregar. Porque aquilo que a religião impõe ao homem, Jesus já levou por nós. Levou o fardo pesado da lei e nos deu o seu jugo suave.

            Em Mateus cap. 11, ao dizer para a multidão: "Vinde todos os que estais cansados e oprimidos". Jesus mostra exatamente o que a religião faz com o homem: cansaço e opressão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário