15 novembro 2013

VERDADE



Gálatas 4.16 Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?

Lembro de uma aula que era dada nos nossos seminários onde um senhor de olhos miúdos esbravejava: Jesus é a verdade absoluta e a verdade do homem é relativa. Bem verdade. Jesus é tudo. 

É o caminho, a verdade e a vida. Sem Ele estamos perdidos, sem Ele jamais conheceríamos a mentira que vivíamos e sem Ele jamais teríamos a vida. Jesus deve ser proclamado como verdade sempre. 

O que passa disso é de origem maligna. Seja o nosso falar 'sim sim' e 'não'. A verdade não compactua com a mentira ou seus trejeitos. Pois a mentira sim é relativa e pra se manter depende de meias verdades que em suma traduzem o relativismo do homem. 

Ora, a verdade ensina que nossos olhos não podem ser maus mas a verdade relativa ensina que depende de para onde olhamos ou para quem olhamos. A verdade relativa tende a proteger o mal. Pois, os meios são justificados pelos seus fins. Ela é exclusivista. 

Ela é nefasta. Ela não trás vida. Ela mata a vida. Assim, o homem, procura se justificar de suas guerras, de suas matanças, de seus roubos, de imoralidade. Perde-se a ética nesse meio. 

O respeito ao próximo e invade-se a espaços que deveriam ser mantidos pelo temor.

Sim, quando falamos a verdade ou da verdade absoluta fazemos inimigos. E quanta tristeza, pois, muitas vezes dentro de casa.

A Verdade absoluta não permite condolências ao pecado. Mas ao homem que vive do relativismo tudo pode ser tolerado. Saul, ah, Saul lembrei-me desse homem que achava que poderia trazer pra dentro do reino contra a verdade o melhor dos animais de um rei abominado pelo Senhor. 

Quantos nessa hora podem ouvir o balido e o mugir de  bodes e vacas trazidas para dentro do reino. Aquele que devia manter tais animais mortos deixou de ouvir a voz do profeta que era a voz da Verdade. 

Ainda hoje ouvimos o balido não da ovelha ferida, mas de bodes e vacas no meio de um aprisco que deveria viver somente a Verdade Absoluta Jesus. 

Ainda hoje nos espanta que o rei deixasse de ouvir o profeta que tanto apregoou. Mas o reino de Saul um dia passou... 

Não foi rápido, mas passou. Que a verdade prevaleça.

Pena que alguns deixaram de viver o que pregavam...

Pastor David Cristiano 


-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário