27 novembro 2013

VOCÊ SABE O QUE É SALVAÇÃO?



VOCÊ SABE O QUE É SALVAÇÃO?


















Assunto: Você sabe o que é salvação?
Texto fundamental: Efésios 2:8-9- "Porque pela graça sois salvos por meio da fé, e isto não vem de vós é dom de Deus. Não vem de obras para que ninguém se glorie."


                               INTRODUÇÃO

Salvação é um novo nascimento, é mudança de atitude através do Espírito Santo. E isto dar-se quando aceitamos ao Senhor Jesus, e permitimos que o seu Espírito Santo habite em nós.


Deus criou o homem para que fosse um ser eterno, lá em Gênesis vemos que o Senhor criou o homem e soprou nele o seu Espírito, mas o homem ele desobedeceu ao Senhor e perdeu o direito de ser eterno, perdeu a comunhão e a intimidade com o Senhor Deus. Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden por conta do pecado da desobediência, mas Deus ele ama o homem de tal maneira que desde antes já tinha preparado um projeto de salvação para todos nós.


E que projeto de salvação é este?


Este projeto se dar através do Senhor Jesus, que um dia por amor a cada um de nós se homem e habitou em nosso meio, o Senhor Jesus iniciou seu ministério aos 30 anos, e seu ministério durou 3 anos, nesse período Jesus operou grandes coisas, maravilhas, milagres, curas e ensinou a todos quanto o ouviam sobre o reino de Deus.


Findando-se então o seu ministério, para que se cumprir o projeto de Deus, Jesus morreu na cruz do Calvário por mim e por você, e é através do sangue dele que temos acesso ao Senhor e somos salvos. Já perceberão que sempre quando vamos orar iniciamos clamando pelo sangue de Jesus? Você sabe o porquê? Nós clamamos porque é através do sangue de Jesus que somos purificados de todo pecado, e somente pelo sangue de Jesus é que o homem ter acesso a Deus, claro que não clamamos pelo sangue biológico que foi derramado ali, mas clamar pelo sangue de Jesus é clamar pela operação do Espírito Santo em nosso meio.
                         
                                     DESENVOLVIMENTO

No texto que lemos diz que: "Pela graça sois salvos..." Mas como assim graça? Vocês sabem o que é graça? GRAÇA significa favor imerecido, ou seja, nós não merecíamos a salvação, porque todos os dias  nos pecamos e desobedecemos ao Senhor, mas pela graça e pela tão grande misericórdia que Deus enviou um dia o Senhor Jesus para morrer em nosso lugar e nos dar direito a salvação. A salvação não é por merecimento, mas um favor que o Senhor concede a todo aquele que aceita ao Senhor Jesus.


O texto ainda continua dizendo "... por meio da fé..." Ou seja, é necessário temos fé, porque só agradamos a Deus de tivermos fé. "A Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das que não se vê." Nós não vemos o Senhor como se ver alguém, mas é pela fé que nós cremos que Ele existe e está conosco, cremos tanto que esperamos por ele ansiosos por sua vinda, para irmos para a eternidade morar com Ele.


O versículo ainda segue dizendo "... e isto não vem de vós, é dom de Deus..." A salvação é um dom de Deus, ou seja, é um presente para de Deus para o homem, e só pode só quem pode dar é o Senhor, ninguém pode conceder a salvação ao homem além do Senhor, somente Ele tem esse poder, e através do Espírito Santo é que o Senhor convence ao homem da salvação.


E por fim o texto que lemos segue dizendo: "Não vem de obras, para que ninguém se glorie." Muitas pessoas acham que são salvas por serem boas, porque fazem boas obras, ou são caridosas, mas a palavra do Senhor não diz bem assim, ninguém pode ser salvo por seu próprio esforço, para que não se atribua a glória a si mesmo, se homem tivesse o poder de salvar-se apenas fazendo obras, ele seria o auto-suficiente e não precisaria do Senhor, mas não é assim, nós somos necessitados do Senhor, e para sermos salvos somente através de Jesus, porque ele é único salvador.


                                  CONCLUSÃO

Então a salvação é um dom de Deus, que é dado ao homem pela graça, e por meio da fé, e o único Salvador é o Senhor Jesus, somente através dele é que podemos chegar a Deus, o Pai. A salvação também é um processo dinâmico, ou seja, que acontece dia-a-dia, todos os dias o Espírito Santo do Senhor nos limpa, nos aperfeiçoa e nos prepara para encontrarmos com o Senhor quando Ele vim nos buscar.  


por Darliane Araújo
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário