27 dezembro 2013

A Amizade com o Mundo



"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."  (Romanos 12:2)

Quando encontramos a palavra "mundo" na Bíblia, ela não se refere necessariamente ao planeta Terra em si. Muito frequentemente refere-se a um sistema, a uma mentalidade, ou a um modo de pensar. Esse sistema, essa mentalidade, é controlada pelo "deus deste mundo", também conhecido como Satanás.

Um sério inimigo que o cristão enfrenta hoje em dia é o mundo. A Bíblia adverte: "Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus" (Tiago 4:4). No idioma original, o termo "amizade" deste versículo só aparece no Novo Testamento e se refere a um forte apego emotivo, a amar, a afeiçoar-se ou mesmo a beijar.

O cristão que põe de lado Cristo e Sua igreja para procurar prazer e satisfação neste mundo está pondo outros deuses no lugar dEle. Essa é a mensagem que Deus deu a Jeremias para o Seu povo desviado: "O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água" (Jeremias 2:13).

Cisterna é um poço ou piscina grande, escavada na rocha. Cisterna rachada é a que tem vazamento e não retém a água. Deus está dizendo: "Se você for beber água desse poço, ela não vai satisfazê-lo".

Então, o que fazer quando estamos cercados por essa mentalidade, esse sistema do mundo tão contrário ao que Deus ensina? A única maneira de nos contrapormos a essa mensagem do mundo é nos enchermos com as coisas de Deus.
Posted: 26 Dec 2013 05:01 PM PST
"Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita." (Salmos 16:11)

A Bíblia fala que um dos sinais dos últimos dias seria que as pessoas amariam mais os prazeres terrenos do que a Deus (ver 2 Timóteo 3:1-4). Essa é uma avaliação precisa dos dias atuais. Somos uma sociedade enlouquecida pelo prazer.

A Bíblia não prega que o prazer é necessariamente errado. Na verdade, Deus promete um grande prazer àquele que O conhece e anda em Sua companhia. O salmista fala: "Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita." (Salmos 16:11).

O problema é quando o prazer é a força motriz de nossas vidas. A Bíblia diz: "Mas a que vive para os prazeres, ainda que esteja viva, está morta." (1 Timóteo 5:6). Pedro descreve aqueles que se deleitam com os seus prazeres como nódoas e manchas (ver 2 Pedro 2:13).

A busca do prazer raramente traz o que estamos procurando. Ao invés disso, traz o vazio. Lendo os escritos de Salomão reconhecemos isto. Aqui estava um homem que, basicamente, partiu em busca de todos os prazeres desejados por seu coração. Ele disse: "Vamos. Vou experimentar a alegria. Descubra as coisas boas da vida!" (Eclesiastes 2:1). Mas ele concluiu: "Mas isso também se revelou inútil. Concluí que o rir é loucura e a alegria de nada vale." (v. 2:1-2).

Jesus nos disse como lidar com esta busca egoísta: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me." (Lucas 9:23). Jesus não disse que devemos amar a nós mesmos; Jesus disse que devemos negar a nós mesmos. Devemos tomar a cruz diariamente e segui-Lo.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário