14 dezembro 2013

Uma nova força


Ministérios RBC
NOSSO ANDAR DIÁRIO/NOSSO PÃO DIÁRIO
Uma nova força
Leitura: Lucas 2:25-34
…porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos. —Lucas 2:30-31
Quando o padre jesuíta Matteo Ricci foi à China no século 16, coletou amostras de arte religiosa para ilustrar a história cristã a pessoas que nunca tinham ouvido sobre isso. Elas aceitaram prontamente os retratos de Maria segurando o bebê Jesus, mas quando ele apresentou pinturas da crucificação e tentou explicar que o Deus-criança tinha vindo para ser executado, seus ouvintes reagiram com repulsa e horror. Eles não podiam adorar um Deus crucificado.
Ao olhar os meus cartões de Natal, percebo que fazemos o mesmo. Em nossas celebrações e rituais, podemos não pensar sobre como a história que começou em Belém acabou no Calvário.
No relato da história de Natal feito por Lucas, apenas uma pessoa — o velho Simeão — parece apreender a misteriosa natureza do que Deus fez acontecer. "…Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel e para ser alvo de contradição," ele disse a Maria, e então previu que uma espada transpassaria a alma de Maria (2:34-35).
Simeão sabia que embora superficialmente pouco tinha mudado — Herodes ainda governava, as tropas romanas ainda ocupavam Israel — nos bastidores, tudo tinha mudado. A redenção prometida por Deus tinha chegado.
—PY
O berço sem a cruz perde o verdadeiro significado do nascimento de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário