02 janeiro 2014

A obediência é um privilégio


"Se me amais, guardareis os meus mandamentos" (João 14:15)

Lendo alguns livros de psicologia infantil, deparei-me com um princípio básico para a felicidade da criança: obediência. Dizem que se quisermos que os filhos sejam felizes, precisamos ensiná-los a obedecer.

Da obediência depende a vida e a felicidade, a saúde e a alegria de homens, mulheres e crianças. A obediência é para esta vida e para a vida por vir.

Os lares destroçados que vemos em uma sociedade corrompida são conseqüências da falta de limites, que nada mais é, que o ensino da obediência à autoridade. Muitos pais criam seus filhos como verdadeiros "tiraninhos" do lar. Crianças de 2 e 3 anos de idade que mandam nos pais, e estes lhes obedecem com medo de prejudicá-los. Queridos pais, exercer autoridade no devido temor do Senhor é ensiná-los a obedecer.

Dificilmente poderá haver obediência à parte da autoridade. Em toda sociedade há algum tipo de autoridade, desde a paterna até a governamental. O mundo está enfrentando uma crise de autoridade. Pais, professores, defensores da lei e da ordem, governos, percebem que sua autoridade está sendo posta em dúvida e desafiada abertamente. Portanto, ao obedecermos a Deus precisamos reconhecer Sua autoridade. A autoridade de Deus não é algo arbitrário, mas por direito, porque Ele nos criou e nos remiu (Is 43: 1); "... pois nEle vivemos, e nos movemos e existimos." (At 17:28), Ele pagou um preço muito elevado por nós e o fez porque nos amou primeiro (I Cor. 6:20; I Jo 4:19).

O conceito de obediência cristã se estende através de toda a Bíblia. Em Eclesiastes 12:13, é dito que este é o dever de todo o homem.

A plenitude da bênção de Deus é demonstrada na vida das pessoas que ousam fazer a Sua vontade numa obediência proveniente de fé. Obediência parcial ou retardada, ou completa recusa em obedecer sempre significou privação das bênçãos especiais de Deus.

A obediência sempre foi uma exigência divina. A igreja cristã em geral está começando a despertar para o fato perturbador de que ela deixou de pregar a obediência como ingrediente básico do viver cristão. Para fugir do erro da salvação pelas obras, caímos no erro oposto da salvação sem obediência.

Estamos sempre envolvidos com a questão da obediência, ou alguém a requer de nós ou nós estamos a exigi-la de alguém.

Nas bodas de Caná as palavras de Maria contêm as chaves para as bênçãos sem limites: "Fazei tudo o que Ele vos disser." João 2:5

Para Cristo a obediência era um princípio vital (João 6:38), mais importante que comer e dormir, e essa deve ser a nossa experiência.


__,_._,___
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário