10 janeiro 2014

A Vara e o Cajado


"Antes de ser castigado, eu andava desviado, mas agora obedeço à tua palavra." (Salmos 119:67)

Ovelhas têm uma tendência natural para se desviar e para se meter em problemas. Quando uma ovelha se perde, as outras a seguem. E nós, seres humanos, temos a mesma tendência. O profeta Isaías disse: "Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós." (Isaías 53:6).

Davi, que também foi pastor de ovelhas, sabia algumas coisas sobre se desviar e se perder. Ele escreveu: "A tua vara e o teu cajado me protegem" (Salmo 23:4). A vara e o cajado eram ferramentas essenciais ao pastor. Ele usava um cajado para puxar uma ovelha rebelde. E usava a vara para combater intrusos ou ameaças às suas ovelhas. Mas algumas ovelhas são muito teimosas e, às vezes, o pastor tinha que usar também a vara nas ovelhas que tanto amava. Ele preferia fazer isso a vê-las mortas um dia.

Às vezes, Deus usa o cajado em nossas vidas. Quando estamos a nos desviar, a fazer algo que não devemos fazer, o Espírito Santo nos convence. É errado e nós sabemos disso.

Mas, se continuamos pecando, Deus vai usar a vara. Você sabe do que estou falando. Talvez você tenha se esquivado de algo, mas um dia todas as repercussões e consequências do seu pecado pegam você com tudo. Esta é a vara. Ela não é feita para destruí-lo, mas para avisá-lo sobre os perigos do que você tem feito.

O salmista disse: "Antes de ser castigado, eu andava desviado, mas agora obedeço à tua palavra." (Salmo 119: 67). Deus vai castigá-lo se necessário, mas Ele fará isso porque te ama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário