17 janeiro 2014

Ebenezer até aqui nos ajudou o Senhor



I Sm 7.12 sinaliza-nos que Samuel o grande profeta, sacerdote e juiz de Israel lançou mão de uma pedra, construiu um pequeno altar para o Senhor, deu-lhe o nome de Ebenézer e disse: “Até aqui nos ajudou o Senhor”.

Vamos refletir sobre esse momento histórico de Israel e aprender sobre o significado da expressão para os dias atuais e para nossas vidas.

A história completa se inicia no capítulo 4 quando Israel foi derrotada pelos filisteus e trinta mil de seus homens foram mortos, culminando com a arca da Aliança do Senhor sendo tomada pelos filisteus (4.10,11).

Por sete meses esteve a arca na terra dos filisteus (6.1). Mas tantas foram as desventuras, em todo esse período para os filisteus, que estes intentaram retirar de seus limites territoriais a arca.

Quando, finalmente, por instrução de Samuel, o povo passou a congregar, a orar e jejuar ao Senhor, o livramento veio, o povo de Israel pode lutar e vencer os filisteus. E grande foi a alegria de todos.

Ao ponto de construir Samuel um pequeno altar de pedras, a quem chamou de Ebenézer que significa pedra de ajuda.

O grande propósito desta passagem histórica e bíblica é a de fazer com que jamais nos esqueçamos das bênçãos de Deus.

É preciso ler, reler e guardar no coração: Até aqui nos ajudou o Senhor (7.12b) , e nós não devemos nos esquecer disso! É importante estabelecer uma pequena reflexão sobre todo o texto (4.1 – 7.17).

Por que, logo após uma vitória na batalha, Samuel escolheu uma pedra, colocou-a entre Mizpa e Sem e a chamou de "Ebenézer"? Quais os significados da ação de Samuel, ao edificar um altar para o Senhor? Destaco três significados para a pedra e o altar:

1) UM MARCO DE VITÓRIA.

Ao olhar para aquela pedra as pessoas se lembravam que ali os filisteus foram definitivamente derrotados: "... e nunca mais vieram aos termos de Israel, porquanto foi a mão do Senhor contra os filisteus todos os dias de Samuel" (v. 13).

Recordemos que Rm 11.29 nos assegura que Deus não se arrepende das bênçãos que Ele nos dá.

Um marco de vitória é registro de conquista que só nos foi possível mediante a graça de Deus, tal como um título de um campeonato esportivo que, uma vez conquistado, nunca mais pode ser tomado; um diploma conquistado, um imóvel registrado, um carro quitado ou comprado à vista, um casamento bem realizado, um filho que nasceu uma viagem missionária, uma ajuda relevante ao próximo, uma pessoa resgatada, uma vida libertada, dentre tantos outros exemplos.



Estabeleça seus marcos das vitórias de tal modo que ao olhar para trás você se alegre ao constatar que há em sua história grandes bênçãos conquistadas, que nunca mais o inimigo poderá tomá-las de você, pois constituem grandes avanços e grandes obras realizadas que nunca mais podem ser desfeitos.

2) UM ALTAR DE GRATIDÃO

Ao passar por aquele lugar, as pessoas também iriam se lembrar que foi Deus quem expulsou os filisteus, livrando-as da ação inimiga. Muitas pessoas vivem reclamando da vida (e até de Deus) pois se esquecem facilmente o quanto o Senhor tem feito por elas, e se tornam amargas, insatisfeitas e ingratas.

Mas não aja assim, ao contrário, levante verdadeiros "altares de gratidão" pelas bênçãos que lhe foram concedidas pelo Senhor, para jamais se esquecer de tudo o que Ele tem feito por você.

3) UMA COLUNA DE FÉ 

Ao olhar para aquela pedra, o povo de Israel podia crer que o Deus que os havia livrado dos inimigos nos dias de Samuel podia também livrá-lo em seus dias. Pois “Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre”(Hb 13.8).

Ao olhar as suas conquistas e avanços, seu coração tende a crer ainda mais no poder de Deus e a ter a sua fé renovada e fortalecida.

Quem assim procede estará em condições de experimentar ainda mais o agir de Deus, pois viverá pela fé. Não nos esqueçamos, então: ao conservar na memória as vitórias que Deus nos dá, construímos MARCOS DE VITÓRIA, ALTARES DE GRATIDÃO e COLUNAS PARA NOSSA FÉ, de onde poderemos nos lançar para desafios ainda maiores, em todas as direções e sentidos.

Creia que a vitória tão esperada por você virá quando sua fé estiver firme, alicerçada e firmada em um altar de gratidão ao Senhor, pois Ele é fiel e até aqui nos tem ajudado!

Lição:- Saber que mesmo quando o povo se corrompe, Deus tem alguém que faz a diferença.

- Anos sem Arca, mas Samuel acreditava na vitória.

- O tempo da Espera será compensado pela vitória.

Como Samuel, precisamos levantar o marco da nossa vitória celebrando com um culto a Deus.

Samuel, a semelhança de Josué, levantou um marco feito de pedra, um memorial que maçou a vitória e o livramento dado por Deus.
Ebenezer, até aqui nos ajudou o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário