02 janeiro 2014

Três reações ao menino Jesus

 

Três reações ao menino JesusTexto: Mateus 2:1-12

Introdução: Em 1247 um hospital foi fundado na Inglaterra chamado, Saint Mary's of Bethlehem (Santa Maria de Belém). Dois séculos mais tarde, foi transformado em um asilo de loucos. Naqueles dias, os doentes mentais eram acorrentados e abusados e suas mentes atormentadas os faziam gritar e gemer constantemente. Devido a isso o Saint Mary's of Bethlehem tornou-se conhecido como um lugar de barulho e confusão. Os Ingleses para encurtar as palavras gradualmente levou o nome “Bethlehem” a se tornar "Beth-lem”, então anos mais tarde, tornou-se "Bedlam”. Uma palavra que passou a significar confusão e tumulto.

Não é surpreendente que um nome pacífico como Belém poderia tornar-se confusão. Bem tal transformação bizarra aconteceu com o aniversário do nosso Senhor. O Natal foi transformado de uma celebração do nascimento do Messias para uma orgia materialista.

A maior novidade da temporada é que a gente vai gastar 30% a mais que no ano passado. A maior parte dos jornais é a seção de venda. As maiores concentrações de pessoas não está na casa do Senhor, mas no shopping. Assim como “Bethlehem” mudou para “Bedlam” (confusão) o aniversário do Senhor mudou para uma farra de materialismo.

Por quê? Porque o homem quer evitar a verdade, de que Jesus é o Senhor. As pessoas querem viver em sua condição pecaminosa egoísta sem serem confrontadas com as reivindicações de Cristo.

O Natal força até o mais mundano dos homens a olhar para o Salvador. Há três atitudes predominantes nos homens a respeito de Jesus. Homens que veem Jesus em termos de um rival, em termos de religião ou em termos de redenção.

I. Para Herodes era um monarca rival. V. 3

1. Herodes ficou perturbado. Por quê? Ele estava preocupado que Jesus o tiraria da jogada. Acaso os sábios não estavam em busca de um novo rei?
2. A cidade inteira estava perturbada. (v. 3) Por quê? Toda uma caravana de dignitários estrangeiros apareceu anunciando que o Messias havia nascido. Ei! Isso ia chatear o status quo, isto iria afetar os negócios.
3. A verdade é que Jesus veio para perturbar o status quo. Ele veio trazer uma mudança dramática para o mundo. Ele veio trazer uma mudança dramática em sua vida.
4. É por isso que os homens ainda estão preocupados com o Natal. Jesus veio para mudar a vida. Ele veio para salvar os homens de seus pecados. Ele veio para tomar o controle de vidas que estão fora de controle. Ele veio para dar abundância de vida para aqueles que agora estão vazios e tristes. Isso incomoda as pessoas, porque elas veem Jesus como um rival para o trono de suas vidas.
5. Orgulho e o eu está sentado no trono de muitos corações aqui hoje. O orgulho não admite que você é um pecador. O orgulho lhe diz que você é bom o suficiente para ir ao céu sem receber Jesus. O orgulho deve ser destronado para Jesus reinar
6. Herodes ficou perturbado, porque Jesus era um rival para o seu trono. Você está perturbado hoje? Talvez você só precise tirar o rei que está no trono de seu coração agora e colocar Jesus lá.

II. Para os escribas ele era apenas um mito religioso. V. 4-6. Então, eles eram indiferentes.

1. Eles sabiam que o Messias viria. Eles sabiam tudo sobre ele. Na verdade, eles ainda disseram a Herodes onde estava para nascer. Então, por que não montaram em seus camelos e foram para Belém? Eles estavam muito ocupados fazendo suas coisas religiosas. Eles tinham que participar de reuniões, dar aulas e atender aos negócios dos rituais judaicos. Eles não tinham qualquer interesse na busca insensata dos homens sábios. Os estudiosos consideraram o Messias apenas mais uma de suas religiões muitas tradições e mitos.
2. O maior evento na história dos judeus ocorreu e os líderes religiosos perderam.
3. É a mesma coisa hoje. A maioria dos Brasileiros vai celebrar o nascimento de Cristo, sem nunca querer Jesus Cristo em seus pensamentos. Vamos falar de Papai Noel, renas e presentes. Teremos um Natal de presentes, comidas e bebidas, vamos deixar o Grinchroubar o Natal, e totalmente deixar de fora o Senhor do Natal.

Ilustração: Duas mulheres estavam desfrutando de um almoço em um restaurante chique, quando outro amigo se aproximou para vê-las. O amigo se aproximou da mesa e perguntou qual era a ocasião especial? Uma das mulheres disse: "É o aniversário do meu bebê" "Bem, onde é que está o bebê, então" perguntou o amigo. "Você não acha que eu iria trazer o bebê para este restaurante e estragar meu almoço, não é?"

A maioria dos brasileiros celebra o nascimento do Salvador, mas eles não o convidam para a sua celebração.

3. Há um perigo real que nós, pessoas religiosas fazendo todas as coisas religiosas associadas ao Natal e estamos esquecendo a adoração ao Senhor.

Quando Cristo nasceu em Belém. Herodes pensou que ele fosse um monarca rival; os escribas um mito religioso...

III. Mas os sábios o consideravam um messias redentor. V. 11

1. João 1:11 “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome”
2. Quando os sábios gentios vieram do oriente a Jesus apresentaram seus presentes e se tornaram filhos de Deus. Por quê? Eles acreditavam em Jesus.
3. Quando o carcereiro da cidade de Filipos perguntou "O que eu devo fazer para ser salvo?" a resposta foi: Atos 16:31 "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e tua casa"
4. O Natal é sobre um redentor. Não sobre Papai Noel, bonecos de neve ou arvores, mas sobre o maior presente que você pode sempre receber. O dom de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário