17 fevereiro 2014

Crie galinhas


by salmo37
"[...] e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha." (Mateus 7.24)
"Crie galinhas." Quem nunca ouviu essa expressão? Depois das redes sociais, ela ficou ainda mais comum. Muito relacionada pela expressão "não crie expectativas", "crie galinhas".
Mas o que é ter expectativas? Não vamos confundir; ansiedade é algo diferente. A ansiedade é pecado por não confiar na providência divina. Porém, segundo o dicionário, é a ausência de tranquilidade que muitas vezes pode desenvolver um quadro patológico.
Quanto à expectativa, é a ação de esperar, ter esperança. E quem nunca teve ou terá esperança? A esperança está entre os elementos descritos pelo apóstolo Paulo no tão conhecido capítulo 13 da primeira carta aos Coríntios.
O velho conselho "não crie expectativas, crie galinhas" é simplesmente pelo fato de colocarmos nossas realizações na ação de alguém, ou na aquisição de algo. Eis o porquê de vermos tantas pessoas insatisfeitas consigo mesmas e com o que possuem. Nem sempre o que desejamos é exatamente aquilo que precisamos. Insistimos em esperar pessoas, sentimentos e realizações que nos satisfazem apenas momentaneamente.
As expectativas tendem a serem frustradas e, se não estivermos bem alicerçados, nos frustramos junto com elas. Porque tudo o que esperamos – seja um casamento, uma nomeação, um intercâmbio ou uma graduação – está ligado ao nosso mundo, é passageiro. As pessoas mudam com o tempo, a beleza se esvai e os sentimentos também, as forças se esgotam. Nada será novo para sempre. E se estamos sobre essas "areias", já sabemos muito bem qual será o nosso fim.
Porém, observe a rocha. Nunca se altera. Sempre permanece no mesmo lugar. O tempo não a diminui nem a aumenta. Permanece a mesma sempre. O salmista declarou: "Leva-me à rocha mais alta do que eu" (Salmo 61.2). Entendemos agora porque o adjetivo da rocha se encaixou perfeitamente em Jesus. Nele não há variação. Nunca retrocede. Seus caminhos são mais altos e os seus pensamentos mais elevados. Ele é o primeiro de tudo. Nele tudo subsiste. Ele opera tanto o querer como o realizar e dele provém toda a boa dádiva. Se há alguém em quem devemos esperar, certamente Ele é o primeiro.
Devocional Ultimato
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário