10 fevereiro 2014

Sem intenção



Ministérios RBC
NOSSO ANDAR DIÁRIO/NOSSO PÃO DIÁRIO
Sem intenção
Leitura: Levítico 4:1-3; Romanos 3:21-26
…Quando alguém pecar por ignorância […] oferecerá pelo seu pecado um novilho sem defeito ao Senhor… —Levítico 4:2-3
Certa vez, enquanto eu levava o nosso neto Alex de volta para a sua casa após uma visita, o tráfego parecia especialmente complicado. Os carros sendo manobrados rapidamente me impediram de tomar a pista correta para o pedágio, o que me forçou a ir por uma pista onde apenas carros com o pedágio pago previamente eram permitidos, e não era o meu caso. Alex me disse que a placa do carro seria fotografada e talvez eu recebesse uma multa. Fiquei frustrado porque uma penalidade teria que ser paga ainda que minha infração tivesse sido involuntária.
Para os judeus da antiguidade, uma violação das leis de Deus cometida mesmo na ignorância era levada muito a sério. O Antigo Testamento reconheceu e providenciou algo para os pecados não intencionais por meio de sacrifícios apropriados: "…Quando alguém pecar por ignorância […] oferecerá pelo seu pecado um novilho sem defeito ao Senhor…" (Levítico 4:2-3).
Os sacrifícios do Antigo Testamento eram mais do que um lembrete de que os erros acidentais têm consequências. Eles eram oferecidos na esperança de que Deus em Sua graça trouxesse a propiciação até mesmo pelos erros que nós não percebíamos que estávamos fazendo. Ele fez isso por meio da morte de Jesus em nosso lugar. A graça de Deus é muito maior do que jamais poderíamos imaginar!
—HDF
Graça significa receber o que não merecemos. Misericórdia é não receber o que merecemos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário