19 abril 2014

A VITÓRIA DA PAIXÃO

Texto (Êxodo 12.1-3, 7, 12-14)
1 O SENHOR disse a Moisés e a Arão, no Egito: 2 "Este deverá ser o primeiro mês do ano para vocês. 3 Digam a toda a comunidade de Israel que no décimo dia deste mês todo homem deverá separar um cordeiro ou um cabrito, para a sua família, um para cada casa. 7 Passem, então, um pouco do sangue nas laterais e nas vigas superiores das portas das casas nas quais vocês comerão o animal. 12 "Naquela mesma noite passarei pelo Egito e matarei todos os primogênitos, tanto dos homens como dos animais, e executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o SENHOR! 13 O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês estiverem; quando eu vir o sangue, passarei adiante. A praga de destruição não os atingirá quando eu ferir o Egito. 14 "Este dia será um memorial que vocês e todos os seus descendentes celebrarão como festa ao SENHOR. Celebrem-no como decreto perpétuo. (Êxodo 12.1-3, 7, 12-14)

- No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! (João 1.29)

Hebreus 9.28 e 10.10
28 assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam. 10 Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas.INTRODUÇÃO
• Páscoa (ou Pesach no hebraico) significa PASSAGEMé uma cerimônia religiosa iniciada no Êxodo (1.400 a.c) como símbolo do livramento do povo de Israel de seus pecados.


- Nesta cerimônia era sacrificado um cordeiro para a expiação dos pecados de todo o povo.
- Este sacrifício era uma ilustração, um prenúncio do sacrifício de Jesus.

- Com o Evangelho cumpre-se a promessa da Páscoa.

- Jesus substituiu a Páscoa pela Ceia.

- A Ceia não é um novo sacrifício de Jesus ou a anunciação do sacrifício.

- A Ceia é a renovação da lembrança, um memorial deste sacrifício.• A Páscoa revela a Paixão (do latim passie – sofrer) de Jesus, ou seja, todo o processo de prisão, flagelação, morte e ressurreição de Jesus.

• A Paixão (sofrimento) de Jesus e a sua posterior ressurreição é o ponto máximo da História da Redenção.

 A Páscoa representa a vitória da Paixão, ou seja, a vitória que Jesus alcançou sobre o pecado e a morte.

A Páscoa revela...

1) A vitória sobre o pecado
No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! (João 1.29)

2) A vitória sobre a morte
- Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: "A morte foi destruída pela vitória" "Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?" (1 Coríntios 15.54-55)

3) A vitória sobre a perdição

- O Filho do homem veio para salvar o que se havia perdido. (Mateus 18.11)

- A Paixão de Jesus nos convida a uma paixão por Jesus.

Seja apaixonado por Jesus...

1) Para ter amizade com Deus
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno. Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.(Jo 15.13-15)

2) Para ser mais feliz

“Ame a Deus e faça tudo o que você quiser.” Agostinho de Hipona

- A verdadeira felicidade não vem de se fazer o que se quer.

- A verdadeira felicidade vem de se fazer o que é certo, segundo a direção de Deus
3) Para encontrar um sentido na vida
- Jesus perguntou aos Doze: "Vocês também não querem ir?" Simão Pedro lhe respondeu: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. (João 6.67-68)

- A vida só ganha real sentido quando entendemos o plano de Deus para a Humanidade e descobbrimos qual éa nossa participação dentro deste plano. Tudo o mais é apenas existir.

4) Para viver sem medo
Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo. (João 14.27)

- Podemos viver sem medo.

- Podemos nos libertar do medo do perigo, da violência, do desemprego, da doença, etc.

- Podemos viver sem medo da morte.
5) Para ser salvo
- Jesus perguntou aos Doze: "Vocês também não querem ir?" Simão Pedro lhe respondeu: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. (Atos 16.30-31)

Jesus é o Único caminho para a salvação. Não existe outro. Esta salvação está disponível a todos, basta aceitar o plano de Deus e entregar a vida para Jesus.

Autor: Pr. Ricardo Aurino

Nenhum comentário:

Postar um comentário