27 maio 2014

Abençoado esquecimento

 NOSSO ANDAR DIÁRIO/NOSSO PÃO DIÁRIO
Abençoado esquecimento
Leitura: João 10:1-10
Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo… —João 10:9
Meu escritório fica no andar de baixo de minha casa, mas eu frequentemente vou a vários cômodos do andar de cima para fazer uma coisa ou outra. Infelizmente, quando chego ao andar de cima geralmente esqueço o que estava planejando quando decidi ir lá. O pesquisador Gabriel Radvansky elaborou uma explicação para este fenômeno. Ele propõe que uma porta serve como uma "delimitação de evento".
Após conduzir três experimentos diferentes, ele teorizou que uma porta, ou um vão de entrada, sinaliza para o cérebro que a informação guardada na memória pode ser desprezada — mas é frustrante quando estou lá tentando lembrar porque fui até o andar de cima. No entanto, o esquecimento pode ser uma bênção. Quando fecho a porta de meu quarto à noite e vou dormir, é uma bênção esquecer as preocupações do dia.
Quando penso no fato de que Jesus se chamou de "a porta" (João 10:7,9), percebo um novo significado para esta metáfora. Quando as ovelhas entram no aprisco, refugiam-se em um local protegido de ladrões e predadores. No caso dos cristãos, o Grande Pastor é a porta entre nós e nossos inimigos. Uma vez que entramos no abrigo para ovelhas, podemos "esquecer" todos os perigos e ameaças. Podemos desfrutar do esquecimento divino e descansar na proteção do Grande Pastor.
—JAL
Cristo é a porta que nos mantém protegidos, deixando o perigo para fora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário