14 maio 2014

ATMOSFERA AREJADA

 

by salmo37
Numa das declarações mais surpreendentes de toda a Bíblia, Jesus diz: "…chamo vocês de amigos" (Jo 15:15).
Agostinho faz o seguinte comentário sobre essas palavras: "Um amigo é alguém  que sabe tudo sobre você e o aceita plenamente do jeito que você é". Será que todos nós não sonhamos com isso? Um dia, em algum lugar vou encontrar aquela pessoa que realmente me entende – entende as palavras que falo e até mesmo as que eu não falo. O evangelho proclama que Jesus de Nazaré é a realização desse sonho. Para mim, a definição de confiança apresentada por Paul Tillich sempre foi a que me faz mais sentido. Ele define confiança como "coragem para aceitar a aceitação".
Diante de Jesus, a verdade nua e crua acerca de nossas dúvidas e ansiedades, nossa luxúria e preguiça, nossa vida de oração medíocre e religiosidade insípida, nossas motivações dúbias e coração dividido é o risco que assumimos na certeza de sermos aceitáveis e aceitos. É  a expressão plena a madura da confiança insuperável. Jesus é o amigo que nunca nos deixa na mão, amigo fiel a quem nunca falta fidelidade, mesmo quando as pessoas Lhe são infiéis, e é Ele que nos aparta do ódio contra nós mesmos.
Quer sejamos iniciantes na jornada, quer sejamos veteranos, gigantes espirituais ou anões, a resposta que Jesus procura é sempre a mesma: confiança. Lemos na primeira carta de João: "E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós".
Se não permitirmos que Jesus transforme nossa percepção de Deus, se continuarmos agarrados a nossas imagens e projeções distorcidas e pré-cristãs, se pensarmos que não é fácil nos relacionar com Jesus (Ele é sensível, inacessível e se melindra facilmente), estaremos rejeitando a dádiva da Sua amizade, desprezando a atmosfera clara, aberta e arejada do Seu reino e escolhendo as masmorras escuras e repugnantes da desconfiança.
Brennan Manning, em "CONFIANÇA CEGA" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário