26 maio 2014

Como Tratar Um Inimigo

 







|  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 25:21 - ¶ Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; e se tiver sede, dá-lhe água para beber;

Escrevendo aos Romanos, Paulo cita um dos conselhos mais difíceis e mais bíblicos dado por Salomão? "Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água" (Provérbios 25:21).

Inimigo é alguém que, por definição, tem o potencial de nos fazer mal e, em muitos, concretamente nos machuca. Por isso, diante do comportamento de um inimigo nossa postura, após o machucado que nos foi feito, é a de pagar com a mesma moeda. A atitude de desforra cria uma reação em cadeia, na qual vingança exige nova vingança. O pior de tudo é que, na evolução do processo, a necessidade inicial de justiça vai ficando esquecida, dando lugar ao castigo pelas própria mãos. A história da humanidade demonstra que fazer mal ao inimigo nunca resolveu com justiça e dignidade os problemas de injustiça nos relacionamentos.

Ao tratar do assunto, Jesus foi mais radical do que Salomão: "Mas Eu lhes digo – amemos seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês" (Mateus 5:44). A estratégia do Mestre é a de responder com amor ao comportamento maldoso do inimigo. E o Seu argumento é simples – Deus responde com amor à nossa inimizade. Portanto, "para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu" o comportamento coerente é o de tratar com dignidade ao inimigo. Quem nos capacita a este tipo de conduta é o Espírito de Cristo, que nos inunda com Seu amor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário