06 maio 2014

Saiba quais são os 2 tipos de fé que existem. Em qual você se enquadra?



Esboçando Ideias
-->

Conteúdo Cristão de Qualidade: Blog Esboçando Ideias

Link to Esboçando Ideias



A definição mais precisa sobre o que significa fé está em Hebreus 11.1: "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.". Apesar da definição de fé ser simples e objetiva, compreender como devemos exercer a nossa fé não é tão simples assim. Isso porque podemos exercitar a nossa fé de mais de uma maneira. Evidentemente existe apenas uma maneira correta de exercer a fé, sendo assim, precisamos conhecer a forma certa e errada de exercer a fé a fim de exercer a fé correta em nossa vida. Existem 2 tipos de fé que devemos conhecer bem. Vejamos:
Saiba quais são os 2 tipos de fé que existem. Em qual você se enquadra?

1º tipo de fé: A fé "SE"

Esse tipo de fé é a mais comum hoje em dia, infelizmente. O exemplo bíblico que vou usar para mostrar como ela funciona é Jacó (antes de seu verdadeiro encontro com o Senhor). Em um dado momento de sua vida Jacó cheio da fé "SE" fez um voto e disse: "Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus" (Gn 28:20-21).
Observe que Jacó condiciona o fato de ser um servo de Deus àquilo que ele achava que Deus deveria dar a ele. Ou seja, se Deus por Sua vontade soberana decidisse não dar nada daquilo que Jacó pediu, o Senhor não seria o Deus de Jacó. Apenas se Deus fizesse aquilo que Jacó queria ele teria fé no Senhor. Da mesma forma que ele, hoje em dia muitas pessoas tem cultivado a fé "SE". Se Deus fizer aquilo que eu estou pedindo, aquilo que deseja meu coração então O servirei, então participarei da Sua obra, serei fiel, serei um crente fervoroso. Se Deus me curar, se Deus me der uma casa, se Deus me der um carro, se Deus salvar meu casamento, se Deus me fazer uma pessoa rica, etc. Essas são algumas das condições que as pessoas têm colocado diante Deus para servi-Lo.
O problema desse tipo de fé é que ela coloca o homem no comando, no centro, como se Deus precisasse do homem e não o contrário, como se Deus fosse o servo e não o contrário. Quem exerce esse tipo de fé exerce uma fé com sérios problemas. Esse tipo de fé não é a fé verdadeira, não é a fé bíblica, não se sustenta, pois ao chocar-se com as adversidades e com os "nãos" de Deus não permanece, pois está pautada apenas em circunstâncias favoráveis ou prazerosas ao desejo humano.

2º tipo de fé: A fé "AINDA QUE"

Esse tipo de fé não é a mais comum hoje em dia. Isso porque esse tipo de fé tem sido abandonada em nossos dias, principalmente pelo imediatismo de nosso tempo e a inserção da maldita teologia da prosperidade no seio da igreja. O exemplo bíblico que vou usar aqui é Habacuque. Ele declarou: "Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação." (Hc 3:17-18)
Observe que Habacuque, ao contrário de Jacó, não condiciona sua fé em uma ação que Deus tenha de fazer para agradá-lo. Pelo contrário, Habacuque ressalta que mesmo que o mais básico venha a faltar, mesmo que, por algum motivo, Deus permita que os mantimentos, que o sustento venha a faltar, a sua fé em Deus e o seu louvor permaneceria. A confiança no Pai permaneceria! Isso é a fé verdadeira! É essa fé que é louvada pela Bíblia Sagrada. É essa fé que deve estar presente na vida do crente.
Foi essa fé que esteve presente em Moisés, que não entrou na terra prometida, mas permaneceu crendo nos planos de Deus. Foi essa fé que esteve presente em Paulo, que não teve seu espinho na carne retirado, mas permaneceu na presença de Deus. Foi essa fé que fez Jó não blasfemar contra Deus e ter paciência para enfrentar sua dor sem amaldiçoar a Deus.
QUAL DOS DOIS TIPOS DE FÉ ESTÁ PRESENTE EM SUA VIDA? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário