14 maio 2014

VIVER EM CONTENTAMENTO

 

by salmo37
A Bíblia Sagrada registra que todos os homens que foram íntimos de Deus e cumpriram tarefas designadas por Ele sofreram, mais até do que muitos que lhe deram as costas. Isso levou Teresa de Ávila a afirmar: "Se o Senhor trata assim os seus amigos, não se admira que tenha tantos inimigos".
Tampouco faz sentido o relacionamento com Deus motivado pelo interesse em suas bênçãos e galardões, pois isso faz que Deus deixe de ser um fim em si mesmo e se torne um meio de prosperidade, isto é, passa a ser um ídolo a serviço dos fiéis. Igualmente incoerente é acreditar que a fé é suficiente para o êxito, pois ninguém passa no vestibular "pela fé". Finalmente, não é sensato acreditar que Deus é a causa de tudo quanto acontece no mundo, pois, se assim fosse, Deus estaria por trás de todo ato de maldade, levando o malvado a agir, de modo que ninguém seria culpado por seus atos.
Deus tem um favor especial aos nascidos de novo? Isto é, quanto aos não-cristãos, os cristãos são tratados de maneira diferente pelo seu Deus? Minha resposta é "sim" e "não". Sim, porque, por definição, aqueles que se relacionam de maneira consciente e voluntária com Deus desfrutam de possibilidades que extrapolam os horizontes de vida daqueles que vivem como se Deus não existisse. A pergunta a respeito do cuidado especial de Deus não se refere a favoritismo ou a acepção de pessoas, mas a algo inerente ao relacionamento. Algo como alguém perguntar se uma mãe trata diferentemente seus filhos em relação a outras crianças. É claro que sim, pois estão sob seus cuidados e sob sua autoridade. Mas, em tese, uma mulher que vive a experiência da maternidade trata todas as crianças com o mesmo senso de justiça e compaixão.
Para tornar a coisa um pouco mais prática, o que posso esperar de Deus? Vivo sob valores, imperativos, prioridades e propósitos diferenciados. Conhecer a Deus me faz andar na luz, na verdade, livre de pesos, culpas e máscaras, com a consciência e as intenções tão puras quanto um ser humano imperfeito as pode ter, e isso já basta para que minha vida dê um salto de qualidade imensurável.
Recebo subsídios de Deus no meu "homem interior", pois sendo verdade que "tudo posso naquele que me fortalece", aprendo a viver o contentamento em toda e qualquer situação. As promessas de Deus aos seus não dizem respeito ao conforto circunstancial ou à prosperidade aqui e agora, mas afetam a interioridade humana com, por exemplo, paz que excede o entendimento e alegria completa. Mais do que isso, a intimidade com Deus não torna minha vida mais fácil, mas me faz mais humano, mais maduro, mais capaz de amar com a lucidez que escolhe as coisas mais excelentes e mais capaz de enfrentar com dignidade toda e qualquer situação.
René Kivitz, em "OUTRA ESPIRITUALIDADE" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário