12 junho 2014

Sem Outros Deuses



"Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam." (Êxodo 20:3-5)

O que significa quando Deus diz: "Não terás outros deuses além de mim?"
Significa que não devemos permitir que nada, nem ninguém tome o lugar de Deus em nossas vidas.

Para muitos, Deus pode se personificar numa carreira, em bens materiais, num relacionamento ou numa grande habilidade. Deus pode ser transformado em muitas coisas. Mas a Bíblia nos alerta: "Queridos filhos, mantenham-se longe de qualquer coisa que possa tomar o lugar de Deus em vossos corações" (1 João 5:21).

As escrituras também nos alertam sobre ídolos personificados em objetos ou imagens esculpidas.
Antes que alguém possa argumentar que essa questão era exclusiva do Antigo Testamento, vamos dar uma olhada para os ícones religiosos e imagens que há em nossa sociedade atualmente. Não quero dizer que todos eles estão necessariamente equivocados. Estou dizendo apenas que não precisamos deles para adorar a Deus.

Às vezes as pessoas dizem: "Preciso dessas coisas para me lembrar de Deus". Mas uma pessoa que conhece a Deus, O ama e está vivendo em comunhão com Ele, não precisa de uma imagem ou de uma representação de Deus para adorá-Lo.

A dependência de tais coisas indica a ausência de uma vida espiritual interior. Jesus disse: "Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade" (João 4:24).

Não precisamos de imagens, não precisamos de ícones e não precisamos de símbolo algum.
Deus nos diz: "Não farás para ti nenhum ídolo."
Dê-Lhe portanto, o seu amor por inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário