20 junho 2014

O Inimigo do Contentamento



"Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença." (Êxodo 20:17)

O décimo mandamento, que trata da cobiça, fala sobre nossas atitudes mais profundas. Claro, a palavra "cobiçar" significa estar insatisfeito com o que temos e desejar mais, independentemente do que possa nos custar.

Num Natal, quando eu era garoto, recebi tudo o que queria. Eu estava tão feliz. Pensei: "Este é o maior Natal que já tive!" Então fui até a casa de um amigo e vi os seus presentes. De repente, eu estava infeliz, porque ele havia ganhado uma coisa que eu também achava que desejava, mas que havia me esquecido disso.

De repente, tudo o que eu tinha - tão maravilhoso como era - não era mais suficiente, porque meu amigo tinha algo que eu queria mais. Isso é o que é a cobiça.

Como adultos, também podemos fazer isso. Tudo está bem em nossas vidas, mas depois vemos o que o nosso vizinho tem. Vemos o que alguém tem e começamos a cobiçar. Queremos e, infelizmente, alguns vão mesmo tomar aquilo que estão cobiçando. Podemos até cobiçar o cônjuge de outra pessoa.

A cobiça pode arruinar as nossas vidas. Não devemos cobiçar.

Jesus disse que o primeiro e maior mandamento é: "Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento" (Mateus 22:37) e que um segundo e igualmente importante comando é "Ame o seu próximo como a si mesmo" (versículo 39).

Todos os outros mandamentos são baseados nesses dois. Se você conseguir obedecê-los, todo o resto virá naturalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário