01 junho 2014

FATORES BÍBLICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS: A Mulher samaritana


"Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus discípulos …


... Naquele momento os seus discípulos voltaram e ficaram surpresos ao encontrá-lo conversando com uma mulher. Mas ninguém perguntou: Que queres saber? ou: Por que estás conversando com ela? Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo: Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo? Então saíram da "cidade e foram para onde ele estava". (João 4:1-30)

Desconhecemos o nome da mulher que comumente conhecemos apenas como mulher samaritana. Nada sabemos a seu respeito, senão que ela vivia uma vida devassa tendo se unido a cinco maridos, e estava com o sexto que não era oficialmente seu esposo. A mulher de Samaria ainda não conhecia o bastante para evangelizar sua vizinhança, mas trouxe toda a cidade para ouvir a pregação de Jesus.

O fator Mulher Samaritana representa todas aquelas pessoas que mesmo não tendo nenhum dos dons espirituais , motivacionais e nem ministeriais contam seu testemunho e assim, atraem dezenas de vidas para o Salvador. Aquelas pessoas que não são versadas no ensino teológico ou filosófico, nada sabem acerca de história ou das ciências modernas, mas quando contam o testemunho da transformação que Deus operou em suas vidas, arrancam lágrimas dos ouvintes, os quais correndo se lançam aos pés do nosso Senhor Jesus Cristo.


Os depoimentos dos salvos são verdadeiras mensagens do evangelho cujo poder salva aos que creem. Os quatro evangelhos são, na verdade os depoimentos dos que viram as obras magnificas de Jesus. Ao contar o seu testemunho, o cristão expõem um aspecto glorioso do evangelho: o seu poder para restaurar. Desde cedo, quando ainda era uma criança na fé, fui instruído que ao sair para evangelizar, na ausência de conteúdo, seria válido contar como foi que me encontrei com Jesus e o que Ele fez na minha vida.

Muitas pessoas limitam o depoimento do que Deus fez em suas vidas ao público central da igreja a que pertence. Mas uma poderosa mensagem evangelística é o testemunho de mudança de vida. Quando informamos as pessoas do que recebemos de Deus, estamos atestando para as pessoas que nosso Deus é poderoso para fazer o que precisamos e não conseguimos fazer sozinhos.

Em Atos 26 o apóstolo Paulo dá o seu testemunho pessoal diante de Agripa, expondo detalhadamente o que Jesus lhe fizera e como ele foi transformado de perseguidor dos cristãos no grande apóstolo Paulo.

As mudanças operadas por Deus em nós sevem de reflexão para as pessoas que estão longe de Deus. Ao saber que um crente foi liberto dos vícios e da devassidão, os ímpios são desafiados a também virem a Cristo. A mudança que as pessoas que não servem a Deus precisam só o evangelho de Cristo pode possibilitar, por essa razão, as pessoas devem saber que o poder remidor de Deus ainda está em operação no mundo, os testemunhos pessoais são evidencias incontestáveis disso.

Uma pessoa que tem reais frutos de mudança, pode ser uma poderosa ferramenta evangelística. Desde que se aplique a manter sempre seu caráter ajustado de modo que as mudanças que testemunhará possam ser percebidas e comprovadas por quem está sendo evangelizado. Jesus, como judeu, sempre encontrou oposição por parte das pessoas que não tinham a fé judaica, a mulher samaritana sabia disso, por isso ela mesma foi aos cidadãos daquela cidade e se "penhorou" seu pescoço para que todos pudessem ver por si mesmos que de fato Jesus era o Salvador: "E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher" [...] .

A multidão veio por causa daquela mulher, eles ouviram as palavras da boca de Jesus e tiveram uma experiência pessoal com o Senhor, daí, eles testemunharam: "Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias. E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra. E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo" .

Vemos aqui que nossos testemunhos por mais tremendos que sejam não são substitutos para a pregação deliberada da palavra de Deus. Nossos testemunhos tem o mesmo valor do pai de uma noiva: o pai da noiva leva sua filha ao altar, mas de lá quem prossegue com ela é o noivo. Quando testemunhamos das obras de Deus nas nossas vidas, estamos levando as pessoas ao Filho de Deus que é o Caminho, mas quando o Filho recebe essas vidas, Ele as conduz ao Pai. Ele nos disse: "[...] ninguém vem ao Pai senão por mim"

Que papel importante àquela mulher desenvolveu na salvação daquela cidade! Levou seu povo ao Salvador apenas com seu testemunho. Ela não recebeu um milagre; não testemunhou Jesus multiplicando pães ou peixes; não O viu andando sobre as águas e nem o contemplou ressuscitando mortos; não O viu expulsar demônios e nem transformando água em vinho, mas experimentou uma mudança em sua vida que foi notória a toda a cidade.

Sem sombra de dúvida, o fator Mulher Samaritana é uma excelente e poderosa ferramenta de anúncio do evangelho da Graça de Deus. Essa mulher representa cada crente que recebeu o Salvador em seu coração e que não se contentou em ficar calado. Pessoas que, assim como o apóstolo Pedro, entenderam que não podem deixar de falar do que tem visto e ouvido .

Se você tem certeza que, de fato, sua vida passou por mudanças significativas por causa da salvação que você recebeu de Deus, coloque seu testemunho a serviço do Reino, conte-o para as pessoas que ainda não tiveram uma experiência pessoal com Jesus e ore para que elas sejam atraídas ao Senhor por seu intermédio.

Missionário Rosivaldo

Por Litrazini
http://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário