14 julho 2014

Perguntas diferentes

 NOSSO ANDAR DIÁRIO/NOSSO PÃO DIÁRIO
Perguntas diferentes
Leitura: Jó 38:1-11
Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra?… —Jó 38:4
Quando a tragédia acontece, surgem as perguntas. A perda de um ente querido pode nos fazer questionar Deus com uma série de perguntas pontuais: "Por que o Senhor permitiu que isso acontecesse?" "De quem foi a culpa?". "O Senhor não se importa com a minha dor?". Acredite em mim — como pai enlutado de uma adolescente que morreu tragicamente, fiz estas mesmas perguntas.
O livro de Jó registra as perguntas que Jó faz ao se sentar com amigos para lamentar seu sofrimento. Ele perdera sua família, sua saúde e suas posses. Em certo ponto, ele pergunta: "Por que se concede luz ao miserável e vida aos amargurados de ânimo?" (3:20). Mais tarde, ele pergunta: "Por que esperar, se já não tenho forças?…" (6:11). E: "Parece-te bem que me oprimas…?" (10:3). Muitos estiveram diante de uma lápide colocada muito cedo e fizeram perguntas semelhantes.
Mas ao ler até o final do livro, você tem uma surpresa. Quando Deus responde a Jó (38–41), Ele o faz de maneira inesperada. Ele vira o jogo e questiona Jó — faz perguntas diferentes que demonstram a Sua sabedoria e soberania. Perguntas sobre a Sua magnífica criação — a terra, as estrelas e o mar. E todas as perguntas destacam o seguinte: Deus é soberano. Deus é Todo-poderoso. Deus é amor. E Ele sabe o que está fazendo.
—JDB
Nosso maior conforto no sofrimento é saber que Deus está no controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário