14 julho 2014

Reflexões em 1 Coríntios - Comer Indignamente

 







  Pastor Sérgio Fernandes

1 Coríntios 11:27 - Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.

Um dos versículos bíblicos que mais assustam os cristãos é 1 Co 11.27, que afirma que aquele que participa da ceia indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Passei minha juventude na Igreja pensando que qualquer pecado praticado por mim seria usado para minha condenação quando eu fosse ceiar. Com o tempo, entendi o real significado do verso, e percebi que com respeito a Ceia, a atitude do coração é muito mais importante do que a postura legalista.

Segundo a doutrina cristã, ninguém é digno (Rm 3.23). É esse sentimento que deve permear o ato de ceiar. Não nos aproximamos da mesa com uma postura de fariseu, cheia de legalismo (eu tenho direito de cear, eu nunca erro, eu sou o cara, eu sou melhor que aquele pecador), mas com o coração de um publicano (Pai, eu não mereço nada que venha do Senhor; a morte de Cristo foi por mim; se Ele não tivesse morrido, eu não poderia me aproximar de Ti).

O pecado em nós nos tornou indignos de estarmos na presença de Deus, mas a dádiva da vida eterna que veio a nós pela morte de Jesus nos dão o acesso ao banquete espiritual. Agora, pela fé que tudo veio de Cristo, podemos cear dignamente (com o sentimento e a reverência correta), reconhecendo que aquela refeição é diferente de todas as outras, pois ali o Salvador se faz presente na comunhão dos cristãos.

-------------------------------------

Siga-me no instagram: @pastorserginho




Nenhum comentário:

Postar um comentário