26 setembro 2014

Liderando Com o Coração - Escolhendo os Companheiros






Liderando Com o Coração - Escolhendo os Companheiros


"São estes os nomes dos valentes de Davi: ...Eleazar, filho de Dodô... Quando já se haviam retirado os filhos de Israel, ele se levantou e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar pegada à espada..." (2 Samuel 23: 8a,9b,10a)

Neste texto o autor lista os principais homens que acompanhavam Davi e relata os seus feitos. Eleazar é mencionado como sendo o segundo. A descrição de seus feitos revelam algumas características dele.

Ele foi corajoso, pois enfrentou os inimigos e lutou contra eles. Certamente, coragem não faltava aos homens que seguiam Davi, pois ele era guerreiro e estava sempre em alguma disputa em direção ao reino que lhe estava proposto desde que Samuel o ungiu.

Mas eu gostaria de destacar uma característica que Eleazar demonstra que pode passar despercebida em uma leitura muito rápida.

Ele era persistente.

O texto diz que ele lutou com os inimigos até que sua mão travou de tanto segurar e manusear a espada. A expressão do texto leva entender que ele lutou tanto que não conseguia mais abrir mão e soltar a espada. Isso significa que ele deve ter lutado por muitas e muitas horas e superou o cansaço e o desânimo.

Não precisamos nem parar para pensar no condicionamento físico necessário para este tipo de batalha mas devemos considerar o condicionamento mental necessário para se manter firme e focado a este ponto. Muitos outros soldados deviam ter tanta condição física ou até mais que a de Eleazar. Mas por que ele é mencionado entre os três principias de Davi e os outros não?

Penso que a capacidade de decidir ir até o fim, sem desistir por causa do cansaço, da dor ou de qualquer outra dificuldade ou distração, é a marca definidora deste homem. Davi o manteve por perto pois sabia que podia contar com Eleazar para realizar uma tarefa por completo, exigisse ela o tempo e o esforço que fosse necessário.

Com Davi aprendemos uma lição importante de liderança: cerque-se de pessoas que demonstraram não apenas a capacidade de fazerem uma tarefa, mas também a paciência e a persistência de chegarem ao fim dela superando as dificuldades que aparecerem. Pessoas que não desistem e não esmorecem.

"Senhor, ajuda-me a ser um líder persistente e corajoso. Ajuda-me a identificar os companheiros persistentes e corajosos que executarão comigo o Teu plano para nós."

Vinicios Torres

Deixe o seu comentário no site: http://www.ichtus.com.br/dev/2014/09/26/liderando-com-o-coracao-escolhendo-os-companheiros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário