27 setembro 2014

ESTRESSE: AMEAÇA TEMPESTUOSA DA ANSIEDADE



Parte do estresse em nossas vidas é tão superficial quan­to um colarinho de tamanho menor do que o pescoço — você só precisa desabotoar um ou dois botões. A maioria dele, entretanto, arranha abaixo da superfície, marcando rugas em nossa testa e provocando Úlceras em nosso estômago. 

Com freqüência, a fonte do estres­se é menos externa do que interna. ELE TEM ORIGEM NA PRESSA, PREOCUPAÇÃO OU RETENÇÃO.

Qual dessas três palavras caracteriza a sua vida interi­or?
Pode haver mais de uma. Veja se consegue identifi­car a maneira como cada palavra contribui para o es­tresse que está sentindo.

Em hebraico, preocupação significa "estar confinado; es­tar preso em um lugar estreito e apertado". Alguns di­zem isso com mais concisão: "Estar entre a cruz e a espada." De qualquer maneira que considere, preocu­pação significa exatamente isso, preocupação.

Há qualquer preocupação em sua mente agora? Como está se sentindo... ameaçado? Sob ataque? Talvez ape­nas cansado e deprimido? Complete a atividade abaixo que melhor se ajusta à sua disposição. 

Se estiver se sentindo ameaçado, precisa domi­nar o seu medo. Leia e reflita:

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Isaías 41:10; 

Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.2Timóteo 1:7; 

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Josué 1:9;

O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei? Salmo 27:1; 10.

Faça uma tabela em uma folha separada de papel. De um lado, liste todas as coisas que esses versos mandam que faça — ou não faça. Do ou­tro lado, liste todas as coisas que Deus promete ser ou fazer por nós. Isso pode ser um alerta e irá certamente renovar a sua confiança.

Se estiver se sentindo atacado, precisa domi­nar sua tendência de recuar e fugir, ou de bus­car proteção em fontes que não têm condi­ções de ser úteis.

Elvis Presley pensou que os fãs e o dinheiro poderiam protegê-lo do estresse que o perse­guiu a vida inteira. No que você busca prote­ção? O que lhe dá a sensação de estar em solo firme, inalterável?

Sonde o seu coração para obter uma resposta sincera. Se for qualquer coisa além do "Deus da esperança", você está se enganando; qual­quer outro solo poderia se desfazer a qualquer tempo.

Se estiver se sentindo cansado ou deprimido, precisa deixar de esforçar-se. Mas quantos de nós, bem lá no fundo, ficam satisfeitos quan­do não estão fazendo nada? Não há algo den­tro de nós que se sente um pouco mais espiri­tual, um pouco mais produtivo quando nos­sos dias são cheios de manhã à noite?

Exa­mine sua agenda da semana passada — ou do mês passado, ou do último ano. O que gostaria de ter feito durante mais tempo? Há alguma coisa em que poderia ter gasto me­nos tempo? Ou quem sabe até cortado com­pletamente?

Verifique o programa desta semana. Separe um tempo para fazer algo de que goste... e escreva isso em letras maiúsculas na agenda.

Extraído do livro PERSEVERANÇA de Charles R. Swindoll

Por Litrazini


Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário