Oração é o homem comunicando-se com Deus e dando a Ele o direito e permissão de interferir nos assuntos da Terra. Através desta comunhão com Deus, o homem está essencialmente dando a Deus acesso para interferir nos assuntos da Terra através do próprio homem que é autoridade delegada por Deus na Terra.
Oração, portanto, não é uma opção para a humanidade, mas uma necessidade. Se nós não orarmos, o Céu não pode interferir nos assuntos da Terra. É imperativo que nós assumamos a responsabilidade pela Terra e determinemos o que acontece aqui pela nossa vida de oração. Quando Deus criou o homem inicialmente deu a "eles"  o direito e a autoridade de operar e conduzir o planeta. No princípio Deus disse:
"Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre os pequenos animais que se movem rente ao chão." (Gênesis 1:26)
Entretanto a supremacia do homem na Terra estava sujeita à consulta Àquele que deu ao homem autoridade.
Contudo que Deus ame demais a humanidade e esteja esperando para trabalhar a nosso favor, porque Ele é santo e fiel, Ele não pode responder a todos e a qualquer pedido que façamos. Ele deu algumas especificações de como deveríamos orar a fim de que nossas orações sejam respondidas.
Antes de tudo, nós devemos ter um relacionamento íntimo com Deus a fim de que Ele possa ouvir nossas orações. As orações de Jesus eram efetivas porque Ele tinha um relacionamento com Deus. Ele sabia os propósitos de Deus, e orava de acordo com a vontade de Deus. Ele orava de acordo com o que Deus já tinha falado e prometido fazer. Nós temos que imitar a Cristo. Nós também temos que conhecer a palavra de Deus e orar o que Deus prometeu.
Segundo, oração fervorosa, efetiva não significa tentar convencer a Deus a fazer a nossa vontade. Significa que nós submetemos as nossas vontades a Ele e que a Sua vontade seja feita através da nossa vontade. Desta forma, a chave para a oração efetiva para nós como indivíduos é compreender a vontade de Deus para a nossa existência – como seres humanos em geral, e como indivíduos. Uma vez que entendemos nosso propósito, isto se torna a 'matéria prima' e a questão fundamental para nossa vida de oração.
Fé é um outro elemento chave para oração. Fé é a confiança ativa: confiança combinada com expectativa e ação. Deus fala com fé e Sua palavra se torna vida. Nós somos criados à imagem de Deus e precisamos agir da mesma forma que Ele age – através de palavras de fé.
Há dois tipos de fé – fé negativa e fé positiva e ambas vêm do mesmo significado. Vêm do que nós ouvimos e acreditamos. O tipo de fé necessária no coração dos crentes é a fé que vem pelo ouvir da palavra de Deus. (Romanos 10:8 e 17)
O único meio de estar seguros que nossas orações são respondidas é estar plenamente conectados a Deus. Quando gastamos tempo diante de Deus em oração, Deus nos dá Seus pensamentos, então nós sabemos o que Ele está pensando e quer que seja feito. Quando nós oramos  assim, nossas orações devem ser respondidas. É por isso que um dos princípios importantes na oração é gastar tempo em quietude diante de Deus, antes que comecemos a fazer quaisquer pedidos. Em João 5:19 Jesus disse:
"Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz."
Este é o padrão de oração que eu suplico que vocês sigam. Leia a palavra de Deus, gaste tempo com Ele para conhecer Seu coração – o que Ele quer cumprir em você, através de você e ao seu redor, e então ore, que Ele realizará. Você pode estar seguro que suas orações serão respondidas.
Myles Munroe, em "ENTENDENDO O PROPÓSITO E O PODER DA ORAÇÃO"