"Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores , por meio daquele que nos amou." Rm 8:37.
O evangelho de Jesus é um evangelho vitorioso. A Bíblia diz que Deus "sempre nos conduz em triunfo" (II Co.2:14); portanto podemos dizer que o evangelho é triunfo – em termos finais. O apóstolo João declarou que todo o que é nascido de Deus vence o mundo; nascer de Deus faz com que participemos da natureza divina, e Deus é um Deus de vitória; temos. Isto é muito claro nas Escrituras: fomos chamados para vencer!
Mas os ensinos concernentes a isto tem gerado muita polêmica porque nosso conceito de vida vitoriosa está muito distante daquilo que a Bíblia apresenta. Fantasiamos demais, e achamos que seremos totalmente intocáveis, mas a Palavra de Deus não ensina isto. O que ela ensina, e promete, é vitória. Vitória sempre e em todas as circunstâncias. Mas precisamos entender melhor O QUÊ É vitória para nos livramos do triunfalismo exagerado.
Vencer não se trata de ser inatingível, mas de prevalecer sobre o inimigo. Meu propósito é que os cristãos percam a expectativa de uma vitória utópica e passem a compreender a vitória bíblica do ponto de vista de Deus.
Toda vez que eu citava Romanos 8:37, falava de como somos mais que vencedores; mas para mim a idéia de mais que vencedor é que nós não apenas éramos vencedores, mas nos encontrávamos num patamar bem mais alto; ou seja, se ser vencedor já era bom, mais que vencedor era ainda melhor, mais intenso. Um dia, meditando sobre esse versículo, senti o Espírito Santo me fazendo compreendê-lo mais aprimoradamente.
Entendi que na vida espiritual não existe dois patamares de vitória (o do vencedor e o do mais que vencedor). Mais que vencedor significa que, além de vencermos a batalha, ao fim dela seremos ALGUMA COISA A MAIS!. Isso se dá porque no fim de cada batalha não seremos apenas vencedores, mas também teremos sido tratados por Deus em nossa alma!
Chamo de tratamento o amadurecimento que o Senhor produz em nossas vidas em meio às provas e tribulações. Nosso caráter é aperfeiçoado em meio à adversidade. Isto não significa que o crescimento venha somente desta forma. Há muitas formas de crescer espiritualmente: o envolvimento com a Palavra; o ensino e ministração dos mais maduros; nossa vida de oração pessoal e as respostas e experiências que dela decorrem. Há tanta coisa que pode ser mencionada! Mas quando falo de tratamento, refiro-me à forma de Deus tratar com as áreas difíceis de nossas vidas, especialmente aquelas em que não queremos nos deixar ser trabalhados e mudados profundamente.
O contexto da afirmação de que somos mais que vencedores nos mostra isto. O versículo começa dizendo: "MAS EM TODAS ESTAS COISAS". A palavra "mas" revela que não interessa o que foi mencionado antes, a vitória nos pertence e ela chegará a nós. E a frase "em todas estas coisas" mostra que não somente a vitória virá, mas em meio a que condições ela virá. O que são todas estas coisas a que Paulo se refere?  Eis a resposta segundo o vers 35: perseguição, fome, nudez, perigo, espada. Isto não parece um evangelho onde o crente é intocável! Contudo, não é tampouco a forma como devemos viver, mas algo a que, ocasional e temporariamente, podemos vir a estar sujeitos. O quadro de tribulação certamente será mudado, pois NESTAS COISAS somos mais que vencedores! Deus não nos chamou para viver nelas, mas também nunca disse que elas não tinham a menor possibilidade de ocorrer. Garante, sim, que, confiando Nele, sairemos vencedores sobre essas circunstâncias, vencedores e melhorados, amadurecidos.
Luciano Subirá, em "O AGIR INVISÍVEL DE DEUS"