26 outubro 2014

FATOS E PARTICULARIDADES DA BÍBLIA

 
O Salmo 119 tem em hebraico 22 seções de 8 versículos cada. O número 22 corresponde ao de letras do alfabeto hebraico. Cada uma das 22 seções inicia com uma letra do referido do alfabeto, e em cada seção dos versículos começam com a letra da respectiva seção. Ali, em hebraico, os capítulos 1,2 e 4 têm 22 versículos cada, correspondendo ás 22 letras do alfabeto, de Álefe a Tau. Porém o capítulo 3 tem 66 versículos, levando cada três deles, a mesma letra do alfabeto. Há outros casos assim na estrutura da Bíblia. Isso jamais poderia ser obra do acaso. Por exemplo: O Salmo 22 é alfabético - um versículo para cada letra hebraica.
O livro de Isaías é uma miniatura da Bíblia. Tem 66 capítulos correspondentes aos 66 livros. A primeira seção tem 39 capítulos correspondendo à mensagem do Antigo Testamento. A segunda seção tem 27 livros, tratando de conforto, promessa e salvação seção tem 27 livros, tratando de conforto, promessa e salvação, correspondendo à mensagem do Novo testamento. O Novo Testamento termina mencionando o novo céu e a nova terra. O mesmo ocorre no término de Isaías (66.22). O próprio nome Isaías tem semelhança com o que Jesus, no significado. Isaías quer dizer Salvação de Jeová, e Jesus Jeová é Salvação.
A frase “não temas”, ocorre 395 vezes em toda a Bíblia, o que dá uma para cada dia do ano!
O capítulo 19 de II Reis é idêntico ao 37 de Isaías.
O Antigo Testamento encerra citando a palavra “maldição”, o Novo Testamento encerra citando “a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo”.
A Bíblia foi o primeiro livro impresso no mundo após a invenção do preto; isso deu-se em 1452 em Mainz, Alemanha.
Os números 3 e 7 predominam admiravelmente em toda a Bíblia.
O nome de Jesus consta do primeiro e último versículo do Novo Testamento.
A Bíblia completa pode ser lida em 70 horas e 40 minutos, na cadência de leitura de púlpito. O Antigo Testamento leva 52 horas e 20 minutos. O Novo Testamento, 18 horas e 20 minutos.
Que estás fazendo, irmão, para difundir a Bíblia o livro que te salvou?

Que é a Bíblia

É a revelação de Deus à humanidade. É a definição canônica mais curta da Bíblia. Tudo o que Deus tem preparado para o homem, bem como o que Ele requer do homem, e tudo o que o homem precisa saber espiritualmente da parte dEle quanto a sua redenção e felicidade eterna, está revelado na Bíblia. Tudo o que o homem tem a fazer é tomar a Palavra de Deus e apropriar-se dela pela fé. O autor da Bíblia é Deus; seu real intérprete é o Espírito Santo, e seu assunto central é o Senhor Jesus Cristo. O homem deve ler a Bíblia para ser sábio, crer na Bíblia para ser salvo e praticar a Bíblia para ser santo ou santificado. A coleção completa dos livros divinamente inspirados constituindo a Bíblia é chamada de cânon.

Os nomes canônicos mais comuns do Livro Sagrado são:
- Escrituras ou Sagradas Escrituras: Mt 21:42; Rm 1:2.
- Livro do Senhor, Isaías 34:16 .
- A Palavra de Deus, Mc 7:13; Hb 4:12 .
- Oráculos de Deus, Rm 3:2 .


Os Livros de Ester e Cantares não falam em Deus, porém Sua presença é iniludível nos mesmos, especialmente nos episódios milagrosos de Ester. Há na Bíblia 8.000 menções de Deus entre Seus vários Nomes, e 177 menções do Diabo sob seus vários nomes.
A vinda do Senhor é referida 1.845 vezes, sendo 1.527 no AT e 318 no NT. Não é um assunto para séria meditação?
O Salmo 119 tem em hebraico 22 seções de 8 versículos cada. O número 22 corresponde ao de letra do alfabeto hebraico. Cada uma das 22 seções inicia com uma letra do referido alfabeto, e em cada seção todos os versículos começam com a letra da respectiva seção. Caso semelhante há no Livro de Lamentações de Jeremias. Ali, em hebraico, os caps. 1, 2 e 4 têm 22 versículos cada, correspondendo às 22 letras do alfabeto, de Álefe a Tau. Porém, o cap. 3 tem 66 versículos, levando cada três deles, a mesma letra do alfabeto. Há outros casos assim na estrutura da Bíblia. Isso jamais poderia ser obra do acaso. Por exemplo: O Salmo 22 é alfabético - um versículo para cada letra hebraica.
O livro de Isaías é uma miniatura da Bíblia. Tem 66 capítulos correspondendo aos 66 Livros. A primeira seção tem 39 capítulos correspondendo à mensagem do AT. A segunda seção tem 27 livros, tratando de conforto, promessa e salvação, correspondendo à mensagem do NT. O NT termina mencionando o novo céu e a nova terra. O mesmo ocorre no término de Isaías, 66.22. O próprio nome Isaías tem semelhança com o de Jesus, no significado. Isaías quer dizer Salvação de Jeová, e Jesus: Jeová é Salvação.
A frase "não temas", ocorre 365 vezes em toda a Bíblia, o que dá uma para cada dia do ano!
O capítulo 19 de II Reis é idêntico ao 37 de Isaías.
O AT encerra citando a palavra "maldição"; o NT encerra citando "a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo".
A Bíblia foi o primeiro Livro impresso no mundo após a invenção do prelo; isso deu-se em 1452 em Mainz, Alemanha.
Os números 3 e 7 predominam admiravelmente em toda a Bíblia.
O nome de Jesus consta do primeiro e último versículos do NT.
A Bíblia completa pode ser lida em 70 horas e 40 minutos, na cadência de leitura de púlpito. O AT leva 52 horas e 20 minutos. O NT, 18 horas e 20 minutos.
Que estás fazendo, irmão, para difundir a Bíblia - o Livro que te salvou?
Autor: (Antonio Gilberto, Manual da Escola Dominical / CPAD)



Unidade Física da Bíblia

A unidade e existência física da Bíblia até os nossos dias só pode ser explicada como um milagre. Há nela 66 livros, escritos por cerca de 40 escritores, cobrindo um período de 16 séculos. Esses homens tinham diferentes atividades e escreveram sob diferentes situações. Na maior parte dos casos não se conhecem, escrevendo em duas línguas principais. Devido a essas circunstâncias, em muitos casos, os autores nada sabiam sobre o que já havia sido escrito, Muitas vezes um escritor iniciava um assunto e, século depois um outro completava-o Tudo isto somando num livro puramente humano daria uma babel indecifrável! Imagine o que seria fisicamente a Bíblia, se não fosse a mão de Deus!

Quanto à unidade física da Bíblia, ninguém sabe ao certo como os 66 livros encontraram-se e agruparam-se num dó volume; isso é obra de Deus. Sabemos que os escritores não escreveram os 66 livros de uma só vez, nem em um só lugar, nem com o objetivo de reuni-los num só volume, mas em intervalos durante 16 séculos, em que lugares que vão de Babilônia a Roma.

Se alguma falha for encontrada na Bíblia, será sempre do lado humano, como tradução mal feita, grafia inexata, Interpretação forçada, má compreensão de quem estuda, falsa aplicação quanto aos sentidos do texto, etc. Portanto quando encontrarmos na Bíblia um trecho discrepante, não pensemos logo que é erro! Saibamos refletir como Agostinho, que disse: “ Num caso desse, deve haver erro do copista, que não consigo entender...”

Estrutura da Bíblia

Estudaremos neste ponto um resumo da estrutura da Bíblia quanto a sua composição em partes principais, livros, classificação dos livros por assuntos, divisão dos livros em capítulos e versículos, e certas particularidades indispensáveis.

1. Divisão em partes principais. São duas: Antigo e Novo Testamento. O AT é três vezes mais volumoso do que NT.

2.Composição quanto a livros. São 66 ,sendo 39 no AT e 27 no NT. O maior livro é o dos Salmos; o menor é III João.

3.Divisão em capítulos. São 1.189, sendo 929 no AT e 260 no NT. O maior capítulo é o Salmo 119; e o menor é o Salmo 117.
Para ler A Bíblia toda em um ano basta ler % capítulos aos domingos e 3 nos demais dias da semana. Foi dividida em capítulo em 1250 AD por Hugo de Saint Cher, abade dominicano, estudioso das Escrituras.

4. Divisão em versículos. São 31.173, sendo 23.214 no AT e 7.959 no NT O maior versículo está em Ester 8.9 e o menor em Êxodo 20.13,na ARC; em Lucas 20.30 na TR BR; em Jó 3.2 na ARA. Como se vê, depende da Versão. Noutras línguas varia também. Isso não tem muita importância. Foi dividida em versículos em duas etapas: AT em 1445 pelo Rabi de Paris. Stevens publicou a primeira Bíblia dividida em capítulos e versículos em 1555, sendo esta a Vulgata Latina. Em inúmeros casos, essas divisões são inexatas, bipartindo o texto e alterando a linha do pensamento. São utilíssimas na localização de qualquer fração do texto.

5. Classificação dos livros. Os 66 livros estão classificados ou agrupados por assuntos, sem ordem cronológica. É bom ter isso em mente ao estudar A Bíblia, pois evitará muita mal entendido, especialmente na esfera da história, da profecia bíblica e no desenvolvimento da doutrina.
A classificação dos livros do AT, por assuntos, acima, vem da ordem cronológica dos mesmos, o que para o leitor menos avisados, dá lugar a não poucas confusões quando o mesmo procura agrupar os assuntos cronologicamente.
O Antigo Testamento. Seus 39 livros estão divididos em 4 classes:
LEI, HISTÓRIA, POESIA, PROFECIA.  
Os livros de cada classe são os seguintes.

LEI: 5 livros - de Gênesis a Deuteronômio esses cinco livros são chamados Pentateuco. Tratam da criação e da LEI.

HISTÓRIA: 12 livros - de Josué a Ester. Contém a história do povo escolhido: Israel .

POESIA: 5 livros - de Jó a Cantares. São chamados poéticos devido ao gênero do seu conteúdo e não por outra razão.

- PROFECIA - 17 livros - de Isaías a Malaquias. Esses 17 livros estão subdivididos em dois grupos:
Profetas Maiores : 5 livros, de Isaías a Daniel.
Profetas Menores: 12 livros, de Oseias a Malaquias.
Os nomes maiores “maiores e menores” referem-se ao volume de matéria dos livros e extensão do ministério profético. Na Bíblia hebraica (o nosso Antigo testamento), a divisão dos livros é bem diferentes como já falamos.

O Novo Testamento. Seus 27 livros também estão divididos em quatro classe : BIOGRAFIA, HISTÓRIA, DOUTRINA, PROFECIA. Os livros de cada classe são os seguintes:

BIOGRAFIA : São os quatro Evangelhos. Descrevem a vida terrena do Senhor Jesus e o Seu glorioso ministério entre os homens. Os três primeiros são chamados Sinóticos dos Evangelhos fala também da sua universalidade, por serem quatro os pontos cardeais.

- HISTÓRIA : É o livro de Atos dos Apóstolos. Registra a história da Igreja Primitiva, seu viver e agir. O livro mostra que o segredo do progresso da Igreja é a plenitude do Espírito Santo.

DOUTRINA : São 21 livros chamados Epístolas ou Cartas. Vão de Romanos a Judas. Umas são dirigidas a igrejas e outras a indivíduos, etc. As 7 que vão de Tiago a Judas, são chamadas epístolas Universais ou Gerais.

PROFECIAS: É o livro de Apocalipse. Esta palavra significa revelação. Trata da volta pessoal da volta do Senhor Jesus à terra, é o inverso do livro de Gênesis. Lá narra como tudo começou; aqui, como tudo findará.

Há outras modalidades de classificação, mas a que vai acima, parece-nos bastante simples e prática.

6. A disposição dos 66 livros. Os que organizaram a presente disposição dos livros foram sem dúvidas guiados por Deus, porque nota-se uma gradativa correlação doutrinária entre os mesmos.
Exemplo disso: Antigo Testamento há uma linda relação entre o livro dos Salmos e o de Provérbios. Nunca poderia vir separados. Os Salmos tratam do nosso andar com Deus; Provérbios: o nosso andar com os homens. Esses livros não podiam estar distantes.

Exemplo em o Novo Testamento: As Epístolas. vejamos:
- Romanos, fala da salvação.
- Primeira e Segunda Coríntios, fala da Vida Cristã
 Disciplinada.
- Efésios, Filipenses e Colossenses, falam da Vida Consagrada.
- Primeira e segunda Tessalonicenses, falam da Vinda de Jesus.
- Primeira e Segunda Timóteo, Tito falam de Obreiros e Ministério.
- Primeira e Segunda Pedro, falam de Provas e Tribulações.

Tema central de todos livros da Bíblia

Ë o Senhor Jesus Cristo. Ele mesmo declara em Lucas 24:27,44 e João 5:39. Considerando Cristo como o tema central da Bíblia, os 66 livros poderão ficar resumidos em 5 palavras, todas referente a Cristo, assim:

PREPARAÇÃO: Todo o Antigo Testamento trata da preparação para o    advento de Cristo.

MANIFESTAÇÃO: Os Evangelhos tratam da manifestação de Cristo ao mundo, como Redentor.

PROPAGAÇÃO: Os Atos dos Apóstolos tratam da propagação de Cristo por meio da Igreja.

EXPLANAÇÃO: As Epístolas tratam da explanação de Cristo. São os detalhes da doutrina.

CONSUMAÇÃO: O Apocalipse trata de Cristo consumando todas as coisas - C. I. Scofield .

Tendo Cristo como o tema central da Bíblia, podemos resumir todo o Antigo Testamento numa frase: JESUS VIRÁ, e o Novo Testamento noutra frase: JESUS JÁ VEIO (é claro, como Redentor). Assim sendo, as Escrituras sem a pessoa de Jesus seriam como a física sem a matéria e a matemático sem os números.

As modernas versões da Bíblia


Sendo este um assunto de grande extensão, teremos apenas algumas considerações.

Versões e revisões da Bíblia decorrem da necessidade de atualização da linguagem. A língua sendo um instrumento vivo de comunicação e expressão, evolui, modifica-se e aumenta a medida que o tempo corre.

No caso Bíblia, quando se faz mister, é preciso fazer mudanças na linguagem do texto, para que a mensagem do mesmo não mude. A mensagem da Bíblia é divina, não mudando jamais; mais a linguagem é humana e muda com o tempo. Inúmeras palavras e frases da época em que Almeida fez sua tradução da Bíblia para o português, caíram de desuso ou alteram o sentido, ao mesmo tempo que novas palavras e frases entraram continuamente para a língua.

Revisão é uma na linguagem, para conservação de sentido da mensagem, Repetimos: a mensagem do texto é divina; a linguagem que produz é humana, A primeira é imutável; a segunda está sempre mudando. É necessário, pois, que nas novas versões e revisões, quando feitas com todo cuidado, santo temor, idoneidade, e devoção a Deus, a linguagem seja atualizada para que a mensagem divina seja comunicada com toda fidelidade e seriedade, conforme a capacidade de expressão da língua.


BIBLIOGRAFIAS:


Bíblia de Estudo Arqueológica NVI, 1ª Edição, 2013
Bíblia King James Atualizada KJA, Edição 400 anos
A Testemunha Fiel,  http://atestemunhafiel.no.comunidades.net/index.php?pagina=1034705980
Caderno AlfA, http://cadernoalfa.blogspot.com.br/2008/05/fatos-e-particularidades-da-bblia.html

 



Wallace Oliveira Cruz/ Igreja Cristã Maranata P.E.S

Nenhum comentário:

Postar um comentário