26 outubro 2014

Fazendo As Pazes

 


A maioria das pessoas quer viver em paz e harmonia umas com as outras, mas atitudes negativas e mágoas podem atrapalhar. Como resolver desentendimentos de forma amigável?

VEJAM ESTA SITUAÇÃO:

Felipe e Vítor eram bons vizinhos — até que Vítor deu uma festa tarde da noite. Quando Felipe reclamou do barulho, Vítor se ofendeu por causa da forma como ele falou. Eles discutiram. Depois disso, passaram a se evitar.
SITUAÇÕES como essa acontecem com frequência. Quando duas pessoas se desentendem, é comum que fiquem irritadas e talvez acabem culpando uma à outra. E se nenhuma das duas fizer algo para resolver o problema, a amizade pode até acabar.

Caso você já tenha passado por uma situação assim, com certeza não deve ter sido nada agradável, pois a maioria de nós quer viver em paz e harmonia com amigos e vizinhos. Mas como podemos conseguir isso, apesar de surgirem desacordos de vez em quando? Será que é possível superar mágoas e atitudes negativas e resolver desentendimentos de uma maneira amigável?

Veja o caso de Felipe e Vítor. Basicamente, a amizade deles começou a se desfazer por causa de uma série de atitudes erradas: (1) Vítor mostrou falta de consideração, (2) Felipe demonstrou seu aborrecimento de uma forma que incomodou Vítor, (3) os dois perderam a paciência e (4) os dois se recusaram a ceder.

Mas, com o tempo, a razão falou mais alto. Os dois deixaram suas diferenças de lado e fizeram as pazes. O que os ajudou? Eles aplicaram alguns princípios práticos que têm ajudado muitos amigos não só a superar atritos, mas também a fortalecer sua amizade depois disso.

Esses princípios podem ser encontrados no livro mais distribuído em todo o mundo — a Bíblia. Ela nos incentiva a desenvolver qualidades que promovem a paz e que curam feridas emocionais, qualidades como amor, bondade, discernimento, paciência e sabedoria. — Provérbios 14:29; 1 Coríntios 13:4, 5.

Felipe e Vítor são apenas dois exemplos de como o poder da Bíblia muda a vida das pessoas para melhor. Existem muitos outros exemplos disso, inclusive de pessoas que conseguiram eliminar traços negativos profundamente enraizados.

As causas de desentendimentos são complexas e variadas, e nem todas as pessoas estão dispostas a colaborar para fazerem as pazes. Por isso, a Bíblia dá este conselho realista: “Se possível, no que depender de vós, sede pacíficos para com todos os homens.” — Romanos 12:18.

As pessoas mencionadas nesta história são prova de que a sabedoria da Bíblia realmente funciona. Ela tem o poder de remover atitudes negativas fortemente enraizadas se permitirmos que ela faça isso. (2 Coríntios 10:4) A respeito dessa sabedoria,Provérbios 3:17, 18 diz: “Seus caminhos são caminhos [agradáveis] e todas as suas sendas são paz. Ela é árvore de vida para os que a agarram, e os que a seguram bem devem ser chamados de felizes.”

Gostaria de ser mais feliz e pacífico? Quer ter amizades que resistam a atritos? Se deixar que a Bíblia o oriente, você não ficará desapontado. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário