26 outubro 2014

NAS MÃOS DE DEUS

 

INTRODUÇÃO

Exodo 2.1-9

Joquebede  vem do Hebraico:. Yokebed, que significa  "O Senhor é glória".

Os israelitas eram escravos durante a vida de Joquebede.  Escravos sem esperança, vidas difíceis, oprimidas sem misericórdia.  O povo se multiplicava abundantemente, fazendo com que os egípcios temessem. Por essa razão eram oprimidos sem misericórdia.

Joquebede tinha dois filhos pequenos quando Faraó decretou que todos os bebês do sexo masculino fossem mortos assim que nascessem.  

Durante o tempo de gestação uma mãe apega-se ao seu filho naturalmente. O bebê se formando, a barriga crescendo, os pulos e chutes e, então, finalmente o nascimento. São por volta de nove meses de convivência. A mãe já é mãe antes do filho nascer. É como se parte dela viesse a ter vida autônoma, um milagre, o amor de mãe é inexplicável.

Ela sabia que se o menino fosse descoberto seria morto, por isso escondeu-o. Mas aos três meses não dava mais para Joquebede continuar escondendo o menino, pois seria descoberto e fatalmente morto.

Joquebede decidiu então providenciar um cesto, cobriu-o com vime e confiou exclusivamente em Deus.

Então o menino foi posto sobre as corredeiras do Nilo. De longe, sua irmã Miriã acompanhava o cestinho flutuando rio abaixo.


NAS MÃOS DE DEUS


Não havia mais nada a fazer. Joquebede volta para casa para orar e chorar. Seu filho agora foi entregue ao seu destino, estava nas mãos de Jeová.

Não deve ter sido fácil. Que dor deve ter sentido!
Imagino sua irmã vendo o cesto ao longe. Não iria resistir para sempre aquele cesto de vime. 

O coração pulando, a mãe em casa orando e aguardando uma notícia. Teria sobrevivido? O que Miriã iria trazer?

Então volta Miriã com a notícia. Ele vive, ele está vivo! Vamos lá vê-lo!

Joquebede deve ter se contido para não denunciar sua condição. Jeová é o Senhor, Jeová é glória. Deus devolve-lhe o filho para que ela agora crie sem temor algum. Ainda ia receber um salário, pode?

Do pesadelo à glória em poucos momentos. Talvez uma eternidade para aquela mãe. Uma eternidade em algumas horas. Como aquela história deve ter sido contada! Como deve ter sido repetida nas reuniões noturnas, ao redor das fogueiras.

Para Deus nada é impossível.

Até hoje é assim que funciona. A bênção vem quando não há mais recursos, quando a nossa natureza teimosa arrefece e entrega tudo nas mãos de Deus.

"Deus, não tem mais jeito, estou em tuas mãos!"

Então Ele faz o impossível, e surpreende como surpreendeu aquela pobre mulher. Ela não era culpada pela situação. Não era culpada pelo mundo em que vivia, pelas ordens de Faraó, enfim, por tudo o que sucedia. Ela podia optar por render-se, lutar usando uma estratégia própria, ou confiar e entregar nas mãos de Deus.

Ela escolheu a segunda opção. Escondeu seu filho. Até que seus recursos se esgotaram, até que sua inteligência e sua astúcia não mais bastavam. Joquebede percebeu que estava sem saída. 

Então ela escolhe a terceira opção: entregar nas mãos de Deus.

O Nilo era um rio caudaloso, de crocodilos, grandes animais e peixes. Não era possível sobreviver muito tempo. Tinha que ser um milagre

E o milagre aconteceu. Afinal, Jeová é glória! Aleluia!


CONCLUSÃO

O milagre só acontece quando entregamos tudo nas mãos de Deus. Às vezes é uma decisão difícil, pois teimamos em querer resolver da nossa maneira. A nossa natureza é assim, só vê o possível, não consegue contar com o imponderável, não consegue confiar em Deus.

Mas a fé é um mistério de Deus. Ele concede a fé. E então, de repente, confiamos. É a única saída, quase sempre o derradeiro recurso. Então, quando tudo colocamos em suas mãos, Ele responde maravilhosamente.

Moisés também relutou em esperar em Deus. Tentou resolver à sua maneira e foi derrotado. 

Mas, quando Deus o chamou para a grande missão de ser usado para libertar o povo do cativeiro, as humilhações e as agruras do deserto já haviam cumprido a sua missão de transformar um orgulhoso príncipe em um vaso nas mãos de Jeová, o Senhor.

Teimamos em achar que temos a solução. Mas quem tem a solução é Deus. Foi Ele quem nos resgatou de uma forma maravilhosa, usando o seu único Filho. Nós não fizemos nada, e nem podemos ir até Jesus Cristo se não houver uma operação do Senhor nesse sentido. É o Seu Espírito que marca o encontro, que nos constrange a uma entrega a Ele, e então somos salvos. Por que seria diferente com o restante de nossas vidas? Creia! Se a salvação é um milagre, o restante das nossas vidas também será. É por isso que os sinais seguirão os que crêem.

Que neste ano possamos colocar as nossas vidas integralmente nas mãos do Senhor, nosso único Deus e Salvador. As correntezas traiçoeiras do Nilo nada podem contra Jeová, Ele é o Senhor.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário