Tenha certeza de que, por mais difíceis que sejam os problemas, por mais horrorosas que sejam as situações pelas quais você venha a passar jamais as misericórdias do Senhor serão esgotadas. O mundo oferece um tempo esgotável de auxílio. Isto é, se a carência se prolonga, as pessoas se enfadam de ajudar e as suas "misericórdias" se esgotam.
Apesar dos limites da tolerância humana, você não deve se preocupar nem um pouco, Deus não age como nós, pois as misericórdias do Senhor não têm fim. Deus não se cansa de ajudá-lo. O salmista exaltou a bondade do Senhor ao declarar: "[...] o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã." (Sl 30.5).
Você pode contar com a proteção do Senhor por toda a sua vida. Isto não é uma quimera, uma situação fantasiosa para suportar as adversidades, é realidade! Aproprie-se das misericórdias de Deus, porque elas são reais, abundantes e eternas! A misericórdia do Senhor nos faz entender que Ele se importa conosco, que se interessa por nós, que intervém e age em nosso favor, que Ele nos ama, nos percebe e nos entende.
O favor do Senhor é tão grande que não existe nada que seja maior do que o seu poder e nada há de ser tão pequeno que a sua misericórdia não possa alcançar. Ele conhece a sua dor, entende os conflitos do seu coração, compadece-se da angústia da sua alma. Por isso, interiorize essa verdade como fez o profeta Jeremias: "Grande é a tua fidelidade." Lm 3:23. A fidelidade do Senhor, a firmeza de Seus sentimentos em relação a nós e a observância rigorosa da aplicação desse fato verdade em nossa vida nos devolve a serenidade e a convicção da ajuda nas horas apertadas.
Não se sinta abandonado à sua própria sorte, como se fosse possível o desamparo de Deus, se você não estiver "vendo as pegadas" de Jesus ao seu lado, não pense que está caminhando sozinho; com certeza Ele o está carregando em seus braços. Aproveite esses momentos para encostar a cabeça em seu ombro e descansar confortavelmente. Abra o seu coração e fale com Senhor, Ele vai confortá-lo, e o seu coração se encherá de esperança e alegria. Firme-se nas promessas do Pai, pois foi Ele quem prometeu: "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel." (Is 41.10).
Márcio Valadão, em "RENOVE A SUA ESPERANÇA"