O que significa orar na fé? Significa: apoiar-se na oração sobre as promessas de Deus. – Não podemos crer sem termos um fundamento. Em cada situação preciso de uma determinada promessa de Deus para me firmar, na qual posso fundamentar minha fé. E isso é maravilhoso; as promessas existem! Para os que se sentem desamparados: "E eis que estou convosco todos os dias" (Mt 28.20b). Para os fracos: "… o poder se aperfeiçoa na fraqueza" (2 Co 12.9b). Para os ansiosos: "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" (1 Pe 5.7). Para os tristes: "Portanto não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força" (Ne 8.10). Para os doentes: "… eu sou o Senhor que te sara" (Êx 15.26b).
Esses são apenas alguns exemplos, para cada situação específica, Deus deu promessas determinadas, para que possamos nos apoiar com toda a certeza e fé sobre essas bem-aventuradas do Senhor. Então, o que falta para que você ore corajosamente na fé? "Sem fé é impossível agradar a Deus" (Hb 11.6).
O teu sofrimento está no fato que as promessas de Deus contradizem aquilo que você sente, percebe e vê? Entenda que a oração é a maior expressão da fé, não permita mais prender-se pelo visível, deixe-se determinar pelo invisível. A incredulidade crê no que vê; a fé vê o que crê.
Na fé vemos o poderoso Senhor. Na fé vemos como Ele age. Na fé vemos as torrentes de bênçãos que Ele quer derramar. Na oração feita com fé aceitamos Suas promessas como verdadeiras, apesar de ainda não vermos a realização. João testemunha: "e aquilo que pedimos, dele recebemos porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável" (1 Jo 3.22). A fé transpõe aço e rocha e compreende o amor do Todo-Poderoso.
Jerry B. Jenkins, em "DEUS SEMPRE CUMPRE SUAS PROMESSAS"