21 outubro 2014

O que é a oração de Jabez?


Pergunta: "O que é a oração de Jabez?"

Resposta:
A oração de Jabez é encontrada em uma nota histórica dentro de uma genealogia: "Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido" (1 Crônicas 4:9-10).

Pouco se sabe sobre Jabez, exceto que ele era um descendente de Judá, um homem honrado e sua mãe chamou-lhe "Jabez" (que significa "triste" ou "que causa dor") porque o seu parto tinha sido doloroso. Em sua oração, Jabez clama a Deus por proteção e bênção. Usando um jogo de palavras, Jabez, o "homem de dores", pede a Deus para protegê-lo do sofrimento que o seu nome tanto lembra quanto pressagia.

A oração de Jabez contém um pedido urgente por quatro coisas:
  1. A bênção de Deus. Jabez reconhece que o Deus de Israel é a fonte de toda bênção, e ele pede a Deus por Sua graça. Sem dúvida, este pedido foi baseado, pelo menos em parte, na promessa de Deus de abençoar a Abraão e seus descendentes (Gênesis 22:17).
  2. Uma expansão do território. Jabez ora pela vitória e prosperidade em todos os seus empreendimentos e que sua vida fosse marcada por progresso.
  3. A presença da mão de Deus. Em outras palavras, Jabez pede a orientação de Deus e que o Seu poder seja evidente em sua existência diária.
  4. A proteção contra o mal. Jesus ensinou os Seus discípulos a orar assim: "Pai nosso, que estás nos cues.... livra-nos do mal" (Mateus 6:9, 13). Jabez olha para Deus em confiança como o seu defensor.
O objetivo de Jabez em sua oração era viver livre da tristeza, e a última coisa que lemos sobre ele é que Deus ouviu e atendeu a sua oração. Como a humilde oração de Salomão por sabedoria (1 Reis 3:5-14), a oração devota de Jabez por bênção foi respondida. O sucesso do qual Jabez desfrutou muito superou a tristeza do seu início. A oração de Jabez superou o nome de Jabez.


Leia mais:http://www.gotquestions.org/Portugues/oracao-Jabez.html#ixzz3Gpg0vroh

Nenhum comentário:

Postar um comentário