26 outubro 2014

O trigo, o vinho e o azeite,


trigo-azeite-vinhoINTRODUÇÃO
O trigo, o vinho e o azeite, neste versículo, têm um grande significado para a igreja de Cristo. Servem-nos de promessa de que poderemos ter uma vida espiritual abundante, alegre e consagrada ao Senhor.

ABUNDÂNCIA È:
Grande quantidade, profusão, opulência, abastança, suficiência, fartura.


I. O TRIGO SIGNIFICA O SUSTENTO. DEUS SUPRE O SEU POVO PELO MENOS EM TRÊS ÁREAS ESPECÍFICAS:
1.1 — Naquilo que necessário à nossa sobrevivência
Se o crente tem o salário rebaixado em seu trabalho e precisa sustentar quatro filhos, certamente enfrentará uma situação muito difícil. Mas, nessa hora, ele deve lembrar-se de que o mesmo Senhor que sustentou mais de 2 milhões de pessoas durante 40 anos no deserto pode também sustentar a sua família. Deus usou corvos para sustentar o profeta Elias (1 Reis 17.4).Alimentou a viúva de Sarepta (1 Reis 17.13-16) e mais de 20 mil pessoas, entre mulheres e crianças (Marcos 6.39-44). Deus usa as coisas vis e fracas deste mundo (1 Coríntios 1.27- 29) para que todos saibam que somente um milagre Seu pode sustentar o homem necessitado. Devemos alegrar-nos mesmo nas circunstâncias adversas (Habacuque 3.17-19). O justo nunca mendigou o pão (Salmos 37.25).
1.2 — No que necessitamos para vencermos nossas crises emocionais
A depressão, neste século 21, é a segunda maior doença do mundo, somente perdendo para as doenças do coração. É um estado de desânimo, pessimismo e profunda tristeza em que a pessoa perde o prazer pela vida em decorrência de diversos fatores, como desemprego, morte de um ente querido ou seus próprios fracassos. Quando chegou à Macedônia, Paulo tinha medo por dentro, e por fora só via combates. Este apóstolo estava física e emocionalmente fragilizado, mas Deus, que consola os abatidos, enviou-lhe Tito para o consolar (2 Coríntios 7.5,6). O profeta Elias estava igualmente abatido, e entrou em depressão (1 Reis 19.1-14). Mas Deus usou para como profeta um tratamento psicoterápico. Disse: “Grande é a tua caminhada”. O crente deve regozijar-se no Senhor, porque a alegria vem ao amanhecer (Salmos 30.5).
1.3 — Em tudo o que é necessário à nossa vida espiritual
O Diabo odeia o Senhor e a nós também, porque somos criaturas de Deus (2 Tessalonicenses 2.4), embaixadores de Cristo (2 Coríntios 5.20), representamos a multiforme e visível sabedoria de Deus diante de todas as potestades, e mostramos que Jesus é vencedor e soberano (Efésios 3.10). Se o Senhor não nos sustentar, não poderemos vencer o Diabo. Ë Deus que defende os Seus filhos das investidas de Satanás (Salmos 3.5; 91.1-16; 119.116,117; 121.1,2).

II. O VINHO É O VINHO EM FASE DE FERMENTAÇÃO. SIGNIFICA A ALEGRIA DO POVO DE DEUS:
2.1 — A alegria que vem de Deus é sobrenatural
Existe a alegria originada pela realização das expectativas da vida, porém, a alegria do crente pelas coisas celestiais é sobrenatural (Salino 4.7).
2.2 —A alegria que vem de Deus não depende das adversidades da vida
É a mesma alegria e poder do Espírito Santo que vemos em Atos 2.1-4. Esse regozijo também foi sentido por Paulo e Suas quando estavam no cárcere (Atos 16.23-26).

III. TRÊS MOTIVOS PARA NOS ALEGRARMOS:
3.1 — Porque o Senhor nos fez grandes coisas (Salmo 126.3)

EXPERIÊNCIA DO COTIDIANO
Certa vez, quando eu tinha 19 anos, dirigia urna Kombi vendendo produtos alimentícios em sociedade com um irmão da igreja. Pensava:
“Deus, o que tu queres da minha vida? Dá- me urna prova de que estás comigo!”De repente, um caminhão à minha frente quebrou e desceu de ré. Então eu disse: “Guarda-me, Senhor!”
O caminhão amassou todo o lado direito da Kombi e arrastou-a ladeira abaixo, batendo em um ônibus que vinha logo atrás. A Kombi ficou imprensada entre o caminhão e o ônibus. A carroceria do caminhão quase atingiu o meu rosto, e a minha perna direita por pouco não foi esmigalhada entre as ferragens.
Quando viu a Kombi destruída, o homem que dirigia o caminhão grito ii: “Meu Deus, matei o motorista da Kombi T’ Mas eu, que havia saído do carro, toquei no ombro dele e disse: “Estou aqui, meu chapa’:
Então ele comentou: “Meu filho, o teu santo é muito forte’ Ao que respondi: “Ele não é muito forte, não. Ele é Todo-Poderoso. Ele é Deus’:
Então conclui claramente, com esse livramento, que o Senhor havia me dado uma prova de que poderia fazer coisas muito maiores em minha vida.
3.2 — Porque somos povo de Deus (Salmos 100.1-5)
O crente deve alegrar-se porque foi resgatado do pecado, passou a fazer parte do povo do Senhor e é ovelha do Seu pasto.
3.3 — Porque o nosso nome consta no Livro da Vida
O crente deve alegrar-se porque o seu nome está escrito no
Livro da Vida (Lucas 10.20).

IV. O AZEITE SIGNIFICA A UNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO. ELE ATUA EM QUATRO ÁREAS ESPECÍFICAS DE NOSSA VIDA:
4.1 — Ele trabalha para que o homem se converta (João 16.8) Ainda haverá nesta terra uma salvação como nunca. Os crentes serão usados como nunca para ganhar almas na última colheita.
4.2 — Ele envia poder sobre a Sua Igreja (Atos 1.8)
Se o crente ainda não é batizado no Espírito Santo, ele será batizado.
4.3 — Ele opera os dons espirituais (1 Coríntios 12.11)
Ele distribui dons para toda a Sua Igreja. O crente batizado no Espírito Santo e que busca os dons pode, entre outras coisas, pôr a mão sobre os enfermos, e estes serem curados.
4.4 — Ele desfaz os laços do diabo (Isaías 10.27)
O crente ungido pelo Espírito Santo tem poder e autoridade
para desfazer os laços do diabo e alcançar a vitória sobre todos
os problemas.

CONCLUSÃO
A alegria do céu é inesgotável. Ainda que no mundo as pessoas estejam tristes, o crente permanece alegre principalmente pelo fato de ter sido salvo por Deus. 


Read more: http://www.mefibosete.com/2012/12/esboco-sobre-azeite-trigo-vinho.html#ixzz3HGGCSseC

Nenhum comentário:

Postar um comentário