12 novembro 2014

Deus ou Homem?



"[...] Saberão que Eu Sou [...]" (João 8:28)

Há mais de dois mil anos atrás, foi perguntado aos Fariseus: "O que vocês pensam a respeito do Cristo? De quem ele é filho? [...]" (Mateus 22:42)

Em termos práticos, algumas das maiores mentes da história têm se confrontado com essa questão desde então. Destaque-se que, durante o ministério terreno de Jesus, muitas pessoas também ficaram perplexas sobre quem Ele realmente era.

Jesus nunca se tornou Deus, nem jamais deixará de ser Deus. Sua divindade - que representa Sua autoridade divina, o fato que Ele era Deus - era pré-humana, pré-terrena, pré-Belém, pré-Maria.

Antes de Ele se tornar carne, no momento em que Jesus veio à terra e nasceu da Virgem Maria, Ele não deixou sua divindade de lado. Ele era Deus antes de nascer homem e continuou Deus depois de se tornar homem.

Temos uma pequena ideia disso no episódio da transfiguração. Jesus levou Pedro, Tiago e João com Ele a uma montanha. Os discípulos caíram no sono (como faziam em momentos críticos) e, quando acordaram, lá estava Jesus, junto com dois grandes profetas (veja Marcos 9:2-3). A Bíblia diz que Sua face era brilhante como o sol. Ele era radiante.

Para mim, não era um milagre o fato de Jesus brilhar como o sol durante sua transfiguração. Penso que milagre mesmo era o fato de Ele não brilhar o tempo todo. Jesus ofuscava Sua própria glória.

Mas lá, por um momento, Ele deixou as pessoas verem quem Ele realmente era. Ele era, sim, Deus e Homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário