"No princípio criou Deus os céus e a terra" Gn 1:1
Uma das verdades fundamentais das Escrituras e da fé cristã é a de que Deus é o Criador dos céus e da terra. Ele é antes de todas as coisas e todas as coisas existem por causa Dele. Ele não foi causado ou feito por algo ou alguém maior do que Ele. Ele é a Causa e o Criador de todas as coisas e nada do que existe, existiria à parte Dele. Somente Ele é o Criador e ninguém compartilha este título com Ele.
A crença de que Deus criou todos os seres nos céus e na terra deveria afetar radicalmente cada aspecto das nossas vidas: Deve nos levar ao temor e à reverência. O conhecimento de que há um Deus tão grande que criou mundos e seres inumeráveis e que os sustenta sem esforço está além da compreensão humana. Um Deus assim é digno de absoluta reverência. Se, às vezes, ficamos assombrados com a Sua criação, quanto mais devemos ficar assombrados com Ele?
Deve, outrossim, nos levar à ação de graças e à adoração. Se Deus não tivesse nos criado, nós não existiríamos. Negar-Lhe adoração e ação de graças nos torna culpados de grande arrogância e ingratidão. Deve também nos levar à humildade. O que é o homem para que Deus pense nele? Existimos porque Ele nos fez e, fora Dele, não somos nada. A falta de humildade diante de Deus está além da compreensão humana.
Deve, sem sombra de dúvidas, nos dar confiança quanto ao propósito da nossa existência. Não somos o resultado do acaso ou de algum processo evolutivo aleatório. Fomos feitos segundo o desígnio de Deus e para o Seu propósito e prazer.
Deve, finalmente, nos dar a tranquilidade para saber que Ele tem controle sobre tudo, que nada foge ao Seu poder e que, por Sua soberania, Ele transforma o mal em bem na vida daqueles que O amam e O buscam incessantemente.
"Porque Dele e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente"
Rm 11:36 
Paul Washer, em "O ÚNICO DEUS VERDADEIRO"